Cada vez mais o telemóvel é o primeiro suporte de pesquisa para apoio à decisão de compra de carro novo. Mas, segundo um estudo agora divulgado pela MotorK, é também a partir deste gadget que se iniciam hoje a maioria dos processos de aquisição de viaturas por particulares.

De acordo com aquela empresa, 62% das compras de carros começam num ecrã de telemóvel, na palma de uma mão. E acredita-se que o modelo de negócio, em que os smartphones assumem o papel de plataforma privilegiada, pode crescer para significativos 86% nos próximos três anos. Dados que interessam aos fabricantes.

Ainda segundo este estudo, 28,7 por cento dos pedidos de informações respondidos nos 10 primeiros minutos têm o dobro da possibilidade de serem eficazes. Uma cifra que desce à medida que o tempo de resposta aumenta, sendo de 18 por cento depois de oito horas; 2,8 por cento quando o pedido de informação é satisfeito apenas ao fim de 12 horas…

Através do relatório agora apresentado pela MotorK é ainda possível perceber que os espaços online das marcas e concessionários de automóveis têm espaço para progredir, em direção às reais necessidades dos consumidores, apontando por exemplo que 25 por cento dos concessionários oficiais estudados não dispões de uma página de contacto fácil de usar e 22 por cento no oferece um formulário que permita a reserva de um carro. Por último, aquela empresa refere que menos de 5 por cento dos portais visitados contam com chat “online” para solucionar em tempo real todas as dúvidas dos potenciais clientes.