Há muitos anos que os automóveis do pequeno construtor Morgan não mudam, com uma aparência clássica e motores modernos da Ford, Rover ou BMW. Mais recentemente, a marca britânica trouxe de volta o seu automóvel de três rodas, mas com motor elétrico. E agora a Morgan vai ter direito ao seu primeiro veículo de duas rodas… mas sem motor, já que se trata da sua primeira bicicleta.
Aliás, não é uma bicicleta, são duas. O construtor automóvel uniu-se a outra marca clássica, neste caso de velocípedes, a Pashley Cycles, que tem o mesmo espírito da Morgan. Enquanto esta mantém vivo o estilo de outrora para automóveis, a Pashley está baseada em Straford-upon-Avon, cidade natal de William Shakespeare, e é lá que constrói bicicletas com um visual retro, mas recorrendo a tecnologias atuais, tendo mudado pouco a aparência das suas criações desde 1926.
A primeira proposta é a Pashley Morgan 8, uma homenagem ao automóvel Plus 8, equipado com um potente motor V8 da BMW. A bicicleta destaca-se pela sua pintura em cinzento pérola, com decorações subtis inspiradas na história da Morgan, incluindo acabamentos em alumínio e guarda-lamas. Está equipada com carretos Shimano para oito velocidades. Vai ser vendida diretamente pela Morgan por 1595 libras (1785 euros).
A Pashley Morgan 3 é uma homenagem ao veículo de três rodas original, construído há quase 100 anos. Por isso, foi pintado no verde tradicionalmente usado pelas equipas britânicas que participavam em corridas na época. Tem várias decorações em alumínio, couro cosido à mão, e madeira de nogueira nos guarda-lamas. Usa carretos Sturmey Archer para três velocidades, bem como um dínamo para o farol dianteiro. Vai estar à venda por 1495 libras (1675 euros).