Folhear os clássicos
No livro “Museu do Caramulo – Colecção de Automóveis, Motos e Bicicletas“ a prestigiada coleção do Museu do Caramulo surge num suporte que permite chegar a todos os que não têm a hipótese de o visitar na vila com o mesmo nome no concelho de Tondela. São 250 páginas (29,90€) e mais de 550 imagens num livro que retrata mais de 140 automóveis, motos e bicicletas. Inclui ainda capítulos sobre outras coleções e todo o universo motorizado do museu – das provas e ralis aos eventos, das oficinas aos arquivos.
museudocaramulo.pt/loja/livros/coleccao-de-automoveis-motos-e-bicicletas/
Velocidade à prova
Quem é que gosta de automóveis e nunca sonhou sentar-se aos comandos de um carro de competição? A oferta no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, começa com uma experiência de condução com um Honda Civic Type-R. Por 139€ tem direito a guiar o Type-R numa das duas voltas no autódromo. No topo das experiências (1 290€) está um minicurso de pilotagem que culmina em quatro voltas aos comandos de um Porsche 911 GT3, sempre acompanhado por um instrutor.
autodromodoalgarve.com/driving-experiences
Indumentária a rigor
Archivo é um projeto que se dedica à recuperação do imaginário de marcas históricas portuguesas, colocando-as sobretudo em peças de vestuário. Assim, tanto podemos fazer uma surpresa ao tio que teve um jipe UMM (União Metalomecânica) como ao primo que teve uma motorizada Casal Boss, oferecendo-lhes uma t-shirt, sweatshirt ou pullover.
O melhor da Famel
“Fogo, a moto é linda!”. Era o que dizíamos no século passado sempre que passava uma Famel Zündapp, uma motorizada cuja marca na verdade era o acrónimo do local onde eram construídas em Águeda: Fábrica de Produtos Metálicos Lda. Atualmente, é difícil cruzarmo-nos com alguma na rua, por isso a saudade falou mais alto e Pedro Pinto resolveu editar o livro “As Motos da Nossa Vida” (24,90€). Naquelas páginas podemos voltar a contemplá-las, poupando aos leitores o incómodo do cheiro do combustível de mistura e o som do motor metálico e estridente.
Acessórios, mas principais
Para aqueles que não dispensam o cheiro a gasolina, a Petrolheart tem uma gama de produtos que apesar de não cheirarem a combustível, eternizam a glória e a beleza dos automóveis sobretudo da década de 1980, animados por motores de combustão.
Proteção máxima
A máscara social tornou-se um acessório de moda. Para aqueles que gostam de um estilo mais urbano e irreverente chegou a primeira máscara antimicrobiana em formato de lenço, estilo bandana (22€). Totalmente fabricada em Portugal, a Coveer é uma máscara em formato de bandana que prima pela originalidade e qualidade. Com o slogan “Não passa nada”, as Coveer garantem uma maior proteção com filtros em TNT de duas camadas, certificadas com o nível 2 Uso Profissional aprovadas pelo Citeve. Perante as máscaras descartáveis, há que considerar que estas opções que, sendo laváveis, são também mais amigas do ambiente.
Peugeot para pedalar
Mobilidade elétrica individual disponível para toda a família. A Peugeot Cycles lançou os modelos elétricos eLC01, com uma bateria de 400 Wh para uma autonomia até 70 km, especificamente concebida para os apreciadores de bicicletas vintage, mas que exigem todos os benefícios de uma conceção moderna; a E-Trekking VTC indicada para todo o tipo de utilizações, seja em cidade ou por outros caminhos. Ambas estão equipadas com um motor Bosch Purion, bem como travões de disco hidráulicos (disponível por 1 499€ e 2 299€). Os mais novos não foram esquecidos e a eles destina-se a bicicleta infantil J12 (99,99€), um modelo sem pedais que permite aprender a ter equilíbrio de forma divertida.
Com o turbo nos pés
A Puma e a Porsche juntaram-se para criar uma linha de calçado limitada e exclusiva. Os modelos Future Rider e Speedcat serviram de base para criar duas coleções limitadas: “Air-Cooled” e “Water-Cooled” que vão homenagear a herança do Porsche 911 Turbo. Vão ser produzidos apenas 500 pares de ténis em todos os tamanhos, as cores da coleção incluem Palace Blue-Galaxy Blue, High Risk Red, Puma Black, Golden-Rod e Glacier-Grey. Podem ser comprados online por 150 dólares americanos.
Us.puma.com
porsche-design.com/icons-of-fast
Com estilo desde pequenino
Criada para crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 12 meses e os 16 anos, as 180 peças exclusivas da coleção da Bugatti vão desde roupa e acessórios para bebés até à roupa informal e desportiva para adolescentes de ambos os géneros.
Jaguar Land Rover: clássicos intemporais
Para garantir que nunca perde a noção do tempo aos comandos do seu novo Defender, o relógio Land Rover com cronómetro é o auxiliar indicado. Já numa escapada de fim de semana com o seu mais recente Jaguar, leve o essencial na mala de viagem Jaguar Leather Weekender Bag, produzida em couro Grained natural preto e encerado suave e integra uma alça para o ombro em couro acolchoado e uma bolsa de proteção.
jaguarportugal.pt/retailer-locator/index.html
Lego: Os miúdos gostam, mas os adultos também
O LEGO Technic Ferrari 488 GTE “AF Corse #51”, o famoso carro de corridas (179,99€) traz pormenores autênticos e vários elementos de design do original da Ferrari. Tem suspensão dianteira e traseira, motor V8 com pistons móveis e volante funcional. O número de corrida original, autocolantes dos patrocinadores e a pintura tricolor autêntica dão os toques finais a este modelo épico. O novo Jeep Wrangler Rubicon (49,99€) homenageia o design e as lendárias capacidades todo-o-terreno do veículo. Este é o primeiro modelo LEGO de um SUV Jeep – o LEGO Technic Wrangler e está pronto para enfrentar qualquer aventura. O novo modelo deste poderoso SUV vai oferecer uma interessante experiência de construção para fãs LEGO de todas as idades, enquanto recriam o sistema 4×4 de alta performance, pneus, bancos retráteis e a clássica grelha de sete aberturas. O sistema de direção frontal operado por um botão e o poderoso eixo de suspensão articulado dão a possibilidade de o testar contra vários tipos de obstáculos. À venda a partir de 1 de janeiro de 2021.
lego.com