M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
As rulotes das bifanas e das farturas têm que durar vários anos, pois não é barato converter uma carrinha comercial, por mais antiga que seja, para se tornar uma cozinha móvel. Mas tal como as ementas começam a modernizar-se e as rulotes se transformam nos mais atrativos “food trucks”, também não é possível às velhas carrinhas com motores Diesel continuarem a trabalhar por muito tempo. Por isso, as rulotes das bifanas a gasóleo vão passar a ser o passado, dando o lugar ao futuro, os “food trucks” elétricos.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Este futuro vai começar nos Estados Unidos, onde a Lightning Systems, que constrói vários tipos de veículos comerciais, para uso geral ou especializado. A marca americana trabalha maioritariamente, ainda que não em exclusivo, com a Ford, e além de conversões elétricas para a carrinha Transit e pickup pesada Super Duty, vai agora oferecer um veículo conversível com base no chassis do camião F59. Este veículo não está homologado para o mercado europeu, mas dado que a Ford vai começar a eletrificar a sua gama europeia de comerciais, um “food truck” europeu com chassis Ford e motor elétrico Lightning poderá não estar muito longe. Assim, o único fumo que vai sair das rulotes das bifanas vai sair da grelha.

Tanto como veículo de carga como para outras adaptações, este veículo comercial elétrico vai ter um peso bruto de dez toneladas e muito espaço graças à distância entre eixos de 5,28 metros. Para o mover, recorre a um motor de 180 kW (245 cv), alimentado por dois tipos de baterias, em opção, uma de 96 e outra de 128 kWh, que lhe oferecem autonomias de 120 e 175 quilómetros, suficiente para se deslocar a dois ou três pontos diferentes da cidade num dia e para trabalhar várias horas no mesmo local. Usando um carregador de alta velocidade com 50 kW de capacidade, o modelo de maior autonomia vai poder ser carregado em duas horas e quinze minutos.

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