O Lamborghini Miura com motor central e tração traseira foi pioneiro de uma geração nova de supercarros. Mais de 50 anos depois do seu lançamento, já elevado ao estatuto de automóvel culto, os raros exemplares do bólide produzido entre 1967 e 1973 são peças cada vez mais apetecíveis entre colecionadores de carros exóticos. Mas a valorização do Miura não se esgota no automóvel. Os seus livros também se vendem a ‘peso de ouro’.
Na famosíssima Hortons Books, no Reino Unido, um exemplar do ‘The Lamborghini Miura’ está à venda por 5.500 libras, qualquer coisa como 6.500 euros. Mais do que valem muitos carros usados em condições de ‘desenrascar’ as voltinhas de todos os dias na cidade. E também muito acima daquilo que custava novo (340€)…
Trata-se, obviamente, de literatura de luxo (na mesmíssima página da Hortons há outras referências por preços incomparavelmente mais em conta), escrito pelo especialista em carros clássicos Simon Kidston e lançado há mais de vinte anos, em edição limitada a 762 cópias, o mesmo número de exemplares do Miura produzidos pela Lamborghini.
Nas 454 páginas do livro, há entrevistas para ler com os homens mais relevantes no desenvolvimento do Miura e muita informação técnica.
Se ainda assim acha o seu preço estapafúrdio, saiba que a mais cara de três cópias leiloadas em abril, num evento promovido pela Collecting Cars auction, foi vendida por mais de 5.600 euros.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.