Em regimes opressivos existem muitas formas de mostrar rebeldia e lutar pela liberdade. Alguns optam por demonstrá-lo através das artes, como foi o caso da primeira banda heavy-metal do Iraque, os Acrassicauda, que foram criados no regime de Saddam Hussein e que durante muito tempo atuaram na clandestinidade. Outros, fazem-no através dos seus carros, abraçando um outro tipo de arte, neste caso a do drift.

Esta é uma dessas histórias. Em plena batalha contra o Daesh, um grupo de ‘rebeldes’ passou recentemente pela cidade de Mosul, que é um dos principais campos da guerra entre as forças militares iraquianas e os elementos do auto-proclamado Estado Islâmico, para fazer vistosas derrapagens controladas.

Os elementos da Riot Gear – assim se chama este pequeno grupo de entusiastas dos automóveis, cuja identidade de alguns dos membros permanece em segredo – pretendem demonstrar que existe mais a acontecer no Iraque do que apenas guerra, conforme relataram ao correspondente do BuzzFeed News, Mike Giglio, e ao repórter de imagem, Warzer Jaff, que captou o vídeo entretanto publicado pelo BuzzFeed News.

O evento de drift teve atenção dedicada por parte das forças militares iraquianas, que acompanharam a comitiva do BMW Série 3 numa zona livre daquela cidade de forma a garantir a sua segurança.

Para estragar a diversão, contudo, a exibição de drift acabou por terminar antes do previsto devido a um ataque do Daesh com bombas enviadas em drones naquela área.