Marinha britânica vai ter barco autónomo para caçar minas

M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Marinha Real Britânica prepara-se para tomar posse de uma embarcação que vai fazer com que o processo de remoção de minas marinhas seja mais seguro para os seus operativos. Esta nova unidade não só vai dispensar a presença de qualquer pessoa a bordo, como também não vai ter ninguém ao comando, trabalhando de forma completamente autónoma.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Construído na Alemanha pela Atlas Elektronik, o ATLAS Remote Combined Influence Minesweeping System (Sistema Remoto de Remoção Combinada de Minas), ou ARCIMS, pode criar um padrão para detetar e capturar minas mais rapidamente, e também consegue reconhecer a presença de outras embarcações na água, ou de outros perigos, e consegue evitá-los e retomar o padrão escolhido anteriormente.

O ARMCIS tem 11 metros de comprimento, capacidade para carregar quatro toneladas de material, e pode navegar a uma velocidade máxima de 40 nós (74 km/h). Mesmo com as suas capacidades autónomas, também pode fazer missões com tripulação a bordo. O fornecedor não divulgou o preço da nova embarcação, mas a Marinha pretende adquirir mais quatro unidades da embarcação alemã.