Uma ‘joint venture’ virtuosa. É assim que Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, define o recém-estabelecido protocolo entre aquela entidade, a Câmara da Nazaré e o concessionário Sodicentro da Mercedes-Benz naquela região para colocar em prática o projeto “Ao volante pelo Centro de Portugal”. O objetivo é atrair mais visitantes para aquela zona do país na fase imediatamente a seguir à maior abertura oferecida pela pandemia de Covid-19, com vantagens cruzadas para quem escolher o Centro de Portugal para as suas férias até meados de julho.

No seguimento do prejuízo causado pela pandemia de Covid-19 naquele que é um dos setores de atividade mais importantes da economia nacional, o intuito deste acordo entre as três partes é reerguer a atividade turística que estava em franca expansão em 2019 e já em 2020 – Pedro Machado afirma mesmo que os dois primeiros meses do ano apontavam para que este fosse o ano de quebrar recordes. Porém, o novo coronavírus colocou um travão nesse prognóstico.

Ultrapassado o Estado de Emergência e o confinamento, mesmo que se exijam ainda naturais precauções para a retoma de todos os setores, a Nazaré, a Mercedes-Benz (através do concessionário Sodicentro) e o Turismo Centro de Portugal assinaram um protocolo de cooperação para o estabelecimento do projeto “Ao volante pelo Centro de Portugal”, o qual assume duas vertentes.

Por um lado, a Sodicentro irá oferecer vouchers, no valor de 50 euros, a quem compre viaturas nas suas instalações de Coimbra e Leiria, entre 10 de junho e 10 de julho. Os vouchers poderão ser utilizados em empresas do setor turístico do Centro de Portugal que exibam o Selo “Clean & Safe”. A segunda vertente do projeto prevê a utilização gratuita de veículos da Sodicentro por parte de turistas que façam reservas de alojamento, restauração e atividades de animação turística no Centro de Portugal.

A oferta é válida para os primeiros 15 utilizadores que comprovem, junto da Sodicentro de Coimbra e Leiria, terem feito reservas de alojamento, restauração e atividades de animação turística no Centro de Portugal, pelo período de até três dias, em junho e julho. As viaturas serão caracterizadas com o logótipo do Turismo Centro de Portugal.

Habituado já à presença forte da Mercedes-Benz nas terras da Nazaré, o Presidente da Câmara de Nazaré, Walter Chicharro, destacou precisamente a importância deste trabalho conjunto entre as partes agora aliadas no projeto, reconhecendo o contributo da marca alemã de automóveis para a promoção da Nazaré no passado recente e saudando também o apoio do Turismo do Centro de Portugal.

Nuno Neto, Diretor Geral da Sodicentro, salientou que “esta parceria está alinhada com a estratégia de entrosamento com a autarquia local e com as áreas onde nos inserimos, ajudando no retomar da atividades que são tão importante como as do turismo local e do automóvel” e lembrou ainda que “nesta fase, e no seguimento da crise pandémica, o automóvel passa a ser um meio primordial para aceder aos diferentes territórios”.

“A ação da Sodicentro é fazer que existam ganhos sinérgicos, que ao comprar um carro na Sodicentro os clientes possam usufruir de vantagens como uma marcação no turismo local ou, no sentido inverso, que as pessoas possam ter vantagens na Sodicentro ao fazer reservas no turismo local”, acrescentou.

Turismo como músculo da economia

Voltando escassos meses atrás na linha temporal da epidemia de Covid-19, o Presidente do Turismo Centro de Portugal recorda que durante o Estado de Emergência a que o país foi sujeito, “quase num contrassenso, tivemos de dizer aos portugueses para não saírem de casa e para não conduzirem, quando habitualmente dizemos o contrário”, considerando ainda que foi “um misto de patriotismo e de responsabilidade, no qual o país e as empresas fizeram um esforço enorme, que ainda não acabou mas ao qual temos sinais de que estamos a recuperar e do qual queremos recuperar”

“Por isso, desde 18 de maio, com a abertura de algumas atividades, e agora em junho, está no tempo da retoma e do reinício das atividades. A nossa hotelaria e alojamento local já começam a dar sinais que há reservas significativas para esta altura do ano, mas queremos mais. Tal como o primeiro-ministro [António Costa] fez há alguns dias, que apelou a que os portugueses passem férias cá dentro, faço também esse apelo para que os portugueses possam fazer mais em Portugal. Nesta fase, fazemos também um apelo para que possam conhecer Portugal, descobrir mais o país e gastar mais cá dentro”.

E lembrou que neste esforço para ‘chamar’ mais turismo ao Centro de Portugal há uma outra camada adicional de segurança fruto do entrosamento entre as diferentes marcas. “É uma joint venture virtuosa entre uma marca de prestígio com modelos de preocupação com a sustentabilidade ambiental e também da hotelaria e do turismo. O selo ‘Clean & Safe’ é uma outra camada adicional de segurança. No momento em que estamos é preciso aumentar a perceção da segurança”.

Por fim, sempre com a importância do turismo como linha condutora – chegando mesmo a apelidá-lo de “músculo da economia” e apelando a um sentido de cidadania no ato de “’consumir’ o Centro de Portugal”, Pedro Machado prevê que no final do ano se retome alguma normalidade, sendo fundamental orientar a ação num sentido: “Passar a linha muito ténue entre a gestão do medo e a geração de confiança”.