Há mais um superdesportivo pronto para ir para casa de muitos dos aficionados de construções em Lego. O Nissan GT-R NISMO foi recriado em peças da famosa companhia dinamarquesa, naquela que é também uma homenagem a um dos mais icónicos automóveis japoneses.
Se já existem diversas outras parcerias da Lego com fabricantes automóveis, como são os casos da Porsche, Land Rover ou Ferrari, esta é a primeira vez que a marca de construções em cubos se alia a um construtor japonês, fazendo parte da coleção Speed Champions, prevendo-se que esteja disponível globalmente em 2020.
Este será um dos primeiros conjuntos temáticos Speed Champions de 2020, que serão 25% maiores face a anos anteriores. O modelo GT-R NISMO, constituído por 298 elementos Lego, captura os detalhes autênticos e complexos do automóvel real de competição num modelo relativamente pequeno.
O modelo Lego foi revelado publicamente por Niels B. Christiansen, CEO do Grupo Lego, e por Asako Hoshino, Vice-Presidente Executivo da Nissan, na sede daquele que é o quarto maior fabricante mundial de automóveis, a Nissan, em Yokohama. Para o responsável da companhia dinamarquesa, esta será mais uma forma de aliar o gosto pela criatividade em associação à paixão pelos automóveis.
“Além de oferecer uma experiência de diversão e construção maravilhosa e divertida, esperamos que o modelo também inspire as crianças a aprender mais sobre engenharia e sobre como criar coisas na vida real. Tal como os engenheiros ao longo de décadas melhoraram o design e o desempenho deste automóvel, as crianças constroem, desconstroem e reconstroem enquanto brincam, estimulando e desenvolvendo capacidades cruciais, tais como criatividade, resiliência, resolução de problemas e pensamento crítico”, afirmou Christiansen após a revelação do produto.
Hoshino alinhou pelo mesmo diapasão, sublinhando que “o Nissan GT-R e a marca Lego são ambos reconhecidos e adorados por fãs de todas as idades em todo o mundo e sentimo-nos honrados por ser o primeiríssimo fabricante de automóveis japonês a estabelecer uma parceira com o Grupo Lego”, lembrando ainda que, “com esta parceria todos podem ser um “takumi”, o artesão especializado que constrói o GT-R”.
De forma curiosa, o Chefe Especialista de Produto da Nissan para o GT-R, Hiroshi Tamura, conhecido informalmente como “Sr. GT-R”, deu ‘luz verde’ a este GT-R, afirmando que “trabalhar com o Grupo Lego foi como acordar a criança de 10 anos existente no meu interior e redescobrir o que torna o GT-R tão especial para mim”.
Para os mais abastados, porém, o Nissan GT-R NISMO passa a estar disponível em modelo de 2020, afirmando-se como o mais extremo e mais eficaz GT-R na história. Entre os diversos elementos concebidos em fibra de carbono contam-se os para-choques dianteiro e traseiro, tejadilho, bagageira e spoiler traseiro. Há ainda novas jantes em liga leve (associados a novos compostos de pneus), suspensão e transmissão afinadas, travões de carbono Brembo e novos turbocompressores. A velocidade máxima está cifrada nos 315 km/h.