Um dos ícones da indústria automóvel russa, o Lada 4×4 (anteriormente conhecido por 4×4) comemorou a 5 de abril o seu 40º aniversário, numa prova de durabilidade de um modelo que continua a dar cartas sobretudo no mercado de Leste.

Com uma robustez que continua a ser muito elogiada, este modelo de capacidades todo-o-terreno foi lançado em 1977, então com a denominação VAZ-2121 Niva. Desde 2005, contudo, passou a denominar-se Lada 4×4, numa mudança de nome, mas não de características.

Com cerca de 2.5 milhões de unidades produzidas desde 1977 e mais de 530 mil veículos exportados, este é o único Lada a conseguir conquistar os seis continentes, incluindo a Antártida, onde passou 11 anos em ações de trabalho. O seu êxito deu origem também a diversas variantes distintas, como pick-ups, carros blindados ou descapotáveis.

Ao longo dos anos foi também submetido a diversos processos de atualização para se manter atual, mas sem quebrar com o design icónico e com os seus sistemas que se tornaram emblemáticos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.