A polícia britânica tem um novo reforço de peso, na forma do novo Ford Focus RS. O desportivo compacto de grande potência apresenta-se ao serviço das forças de segurança britânicas com 350 cv e 470 Nm de binário, valores extraídos a partir do motor 2.3 EcoBoost que também equipa o Mustang.

Agora, tem por missão perseguir os criminosos mais ‘teimosos’ da terra de Sua Majestade, encontrando-se em testes por parte da polícia local. Contudo, este Ford surge como uma evocação também do passado, aparecendo 30 anos depois de uma primeira experiência da polícia com um RS200.

Surgindo como um modelo de prestações mais extremas, a fase de testes por parte da polícia reveste-se de grande importância, tendo esta de perceber se os Focus RS500 se enquadram nas necessidades das forças de segurança do Reino Unido, como argumenta Terry Adams, gestor de vendas da Ford para a área da polícia. No total, a polícia britânica utiliza mais de 1.500 veículos, desde os Focus normais ao Kuga e Ranger, passando também pela Transit Custom.

“Até que eles tenham testado, não sabemos se vai ao encontro das necessidades de algum dos especialistas”, afirma Terry Adams.

A polícia aproveitou e colocou os seus Focus RS e RS200 frente-a-frente num vídeo, recordando o passando. Não falta, mesmo, um press-release datado de 24 de novembro de 1986.