A proposta de aquisição da Opel por parte do Grupo PSA, que já tem sob sua alçada a Peugeot, Citroën e DS, foi aprovada pelas autoridades da concorrência da União Europeia (UE), pelo que a marca de Rüsselsheim vai mesmo juntar-se às suas congéneres gauleses naquele que será o segundo maior grupo europeu em termos automóveis.

Esta proposta de aquisição, anunciada a 6 de março deste ano, carecia apenas da aprovação por parte das autoridades europeias para que pudesse ser oficialmente aprovada, sendo assim oficial que a Opel deixa de ser uma marca da General Motors e passa a estar sob alçada do Grupo PSA, liderado atualmente pelo português Carlos Tavares.

Incluídas nesta operação estão igualmente as operações financeiras da GM na Europa pelo BNP Paribas e Grupo PSA. Esta proposta de aquisição das operações financeiras da GM na Europa está também sujeita a aprovação pelas autoridades da concorrência da UE, esperando-se que a decisão seja tomada durante a segunda metade do corrente ano.

Sobre este avanço, Patrice Lucas, responsável pelos programas e estratégia do Grupo PSA, explicou que foi dado “um passo importante. As equipas estão agora focadas na obtenção de todas as outras condições necessárias para a conclusão de todo o processo, previsto para o final deste ano”.

De resto, as sinergias entre as duas companhias já não são uma novidade, uma vez que ambas as companhias têm vindo a trabalhar em diversos projetos. O mais recente a chegar ao mercado foi o Crossland X, o novo crossover da Opel que conta com um ensaio já no Motor24.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.