Podem parecer extravagâncias de multimilionários ou puras obras de arte com rodas, mas na verdade uma lista dos dez carros mais caros do mundo é também uma viagem ao mundo da altíssima costura e engenharia automóvel

De marcas de luxo famosas como a Ferrari, Lamborghini ou Aston Martin até marcas de que provavelmente nunca ouviu falar, como a Zenvo ou a Koenigsegg, eis uma lista dos carros de produção mais caros do mundo, que exclui obviamente clássicos vendidos em leilão (que podem atingir valores exorbitantes), carros de competição, ou versões especiais sem homologação para estrada.

No topo da lista continua o Mercedes-Benz Maybach Exelero, um modelo único cujo preço ronda o PIB de uma pequena ilha do Pacífico – com valores de inflação atualizados, ronda os 10 milhões de dólares, mas que foi um one shot, não estando neste momento nenhum à venda. O segundo da lista é o Koenigsegg CCXR Trevita, que não tem propriamente o mais sedutor dos nomes, mas que custa 4,6 milhões de euros.

O exclusivo construtor sueco tem alguns modelos nesta lista milionária, mas este é o seu topo de gama. O que faz deste carro tão especial não é só o seu motor de 1004 CV, mas o revestimento da tinta que é feito em pó de diamante. No terceiro lugar deste ranking temos o Lamborghini Veneno, um alter-ego do Aventador, construído para celebrar os 50 anos da marca. Equipado com um motor V12 de 740 CV o Veneno atinge o 100 km/h em apenas 2,9 segundos desde o arranque. Custa qualquer coisa como 4,3 milhões de euros, caso houvesse para encomenda.

Nesta lista há ainda lugar para algumas “pechinchas”, como o Rolls Royce Serenity ou o McLaren P1, os mais baratos desta constelação de estrelas, com preços a rondar o milhão de euros-