O novo Honda Civic Type R ainda não chegou ao mercado, mas já causou sensação ao registar a volta mais rápida ao lendário circuito de Nürburgring Nordschleife, situado nas montanhas de Eifel, na Alemanha.

Composto por algumas das curvas e sequências mais desafiantes de todos os circuitos mundiais, o Nordschleife é palco de diversos testes de desenvolvimento por parte de diversas marcas automóveis, que ali aproveitam também para avaliar os seus modelos contra alguns dos seus rivais. A funcionalidade dos tempos obtidos naquele traçado levantam algumas questões, mas não deixam de ser um galardão que as marcas que ali conseguem tempos recorde brandem de forma orgulhosa.

No caso dos modelos de tração dianteira, a ‘guerra’ tem sido particularmente feroz. Inicialmente, a Renault e a SEAT digladiaram-se com os seus dois modelos de ponta, o Mégane R.S. e o Leon Cupra, respetivamente, mas depressa se juntaram mais uns quantos intervenientes de peso. Foi o caso do Honda Civic Type R de 2015, que cravou um tempo impressionante que fez dele o recordista então, com uma volta em 7m50,63s, quase a baixar da barreira do segundo 50. Quem o conseguiu, contudo, foi o Volkswagen Golf em versão GTI Clubsport S, que não só marcou o recorde uma vez, como meses mais tarde, tratou de o melhorar, quiçá antevendo a chegada de um novo Civic Type R.

Todavia, esse esforço parece ter sido pouco útil, uma vez que a marca nipónica registou no início de abril um tempo de 7m43,8s, que lhe vale, neste momento, o epíteto de recordista no que diz respeito a carros de tração dianteira. Sabe-se que a Renault está já a preparar o sucessor do Mégane R.S. para a nova geração. Será capaz de voltar à posição cimeira?

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.