M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Os anos 70 e 80 deram origem a uma linguagem de design que dessem ênfase à utilização prática, à evolução tecnológica e à eficiência aerodinâmica. E embora tenham sido mais vistas em automóveis, também influenciaram os transportes de mercadorias. E não havia “camião” com um design mais evoluído que o Steinwinter Supercargo.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O nome provavelmente não lhe diz nada, mas não faz mal. Manfred Steinwinter não era um construtor de automóveis, era um engenheiro que procurava novas soluções de transporte. Chegou a produzir, em pequena escala, o buggy Amigo, bem como o Junior e o Figo, montando um motor de moto de 250 cc e 14 cv num Fiat 500 de 1969 e num Fiat 126.

Revelado ao público no Salão de Frankfurt de 1983, o Supercargo era a sua proposta para melhorar o transporte pesado de mercadorias. Para poder criar atrelados mais compridos, o trator tinha apenas 1,2 metros de altura e podia ser montado por baixo do atrelado. A base mecânica também podia ser utilizada para fazer um autocarro ou uma autocaravana. Usava um motor Mercedes V8 de 14,6 litros e 279 cv de potência, acoplado a uma caixa ZF de 16 velocidades (sim, dezasseis).

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