M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Quem trabalha longe de casa a horas impróprias necessita de um transporte próprio. Geralmente, um carro serve. Mas e se, além de horas impróprias, também tiver que passar por terrenos impróprios? Como um rio, por exemplo? Aí também precisamos de um barco. Um mecânico chinês preferia ter um veículo que fosse dois em um. Então transformou o seu antigo automóvel num barco. E ainda não foi ao fundo.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Xiong Jiao é mecânico na cidade de Taojing, na China Central. Xiong converteu um antigo Fukang (Citroën ZX para o mercado chinês) num barco, com novas peças para tornar o carro-barco mais hidrodinâmico, mas quando virava entrava água para o motor. Xiong voltou à oficina e mudou o motor e o leme para a parte de trás, no lugar da bagageira.

Agora, o seu carro-barco está mais seguro, consegue transportar quatro pessoas através do rio Zhenzi na época das inundações, atingindo velocidades de até 40 km/h, e até consegue fazer marcha-atrás dentro de água. Ainda faz é um pouco de barulho, mas Xiong promete resolver este problema.