Uma viatura de combate aos incêndios precisa de equipamento especial, mas muitas vezes este está limitado ao orçamento. São raras as vezes em que uma corporação de bombeiros tem à sua disposição algo de verdadeiramente revolucionário. É o caso deste camião, que foi criado em 2001 por um grupo de engenheiros da Hungria, e que só tem uma função: apagar fogos em poços de petróleo.

Realmente, é pouco provável que este camião de bombeiros fosse ajudar muito num incêndio normal. A base mecânica é a de um tanque T-34 do tempo da Guerra Fria, que não é muito rápido para chegar a um local de emergência. E quando chegasse lá não poderia fazer grande, já que não tem mangueiras. Em vez disso, tem duas turbinas retiradas de um avião MIG-21.

Estas turbinas disparam seis jatos a alta velocidade, com o vento da turbina a dispersar 830 litros de água por segundo, permitindo assim apagar fogos em poços de petróleo, que normalmente têm uma área mais concentrada. Num incêndio normal, o vento aumentaria a intensidade das chamas. E o carro ficaria sem água num instante, o que não é ideal para incêndios com uma área extensa.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.