M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Uma viatura de combate aos incêndios precisa de equipamento especial, mas muitas vezes este está limitado ao orçamento. São raras as vezes em que uma corporação de bombeiros tem à sua disposição algo de verdadeiramente revolucionário. É o caso deste camião, que foi criado em 2001 por um grupo de engenheiros da Hungria, e que só tem uma função: apagar fogos em poços de petróleo.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Realmente, é pouco provável que este camião de bombeiros fosse ajudar muito num incêndio normal. A base mecânica é a de um tanque T-34 do tempo da Guerra Fria, que não é muito rápido para chegar a um local de emergência. E quando chegasse lá não poderia fazer grande, já que não tem mangueiras. Em vez disso, tem duas turbinas retiradas de um avião MIG-21.

Estas turbinas disparam seis jatos a alta velocidade, com o vento da turbina a dispersar 830 litros de água por segundo, permitindo assim apagar fogos em poços de petróleo, que normalmente têm uma área mais concentrada. Num incêndio normal, o vento aumentaria a intensidade das chamas. E o carro ficaria sem água num instante, o que não é ideal para incêndios com uma área extensa.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.