M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A SpaceX de Elon Musk já está a fazer viagens ao espaço, mas ainda não é para a função para a qual a empresa foi criada. Em vez de uma excursão para turistas ricos, a SpaceX esteve a representar o seu país numa missão secreta. Tão secreta que Elon Musk diz que “se vos contasse o que ia no foguetão, tinha que vos matar”. Está bem, Bond Musk!
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Falcon 9 foi lançado do Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, a 1 de maio, e transportava para órbita o satélite NROL-76, mas as autoridades americanas não dizem para que serve o satélite. O Falcon 9 é um foguetão de dois estágios, desenhado pela SpaceX para trabalhar de forma fiável a custos reduzidos.

Musk escolheu um local de lançamento histórico para colocar o Falcon 9 no espaço. O Complexo de Lançamento 39A foi utilizado para a primeira missão de um foguetão Saturn V, começando com a Apollo 4, e depois foi o ponto de partida de todas as missões Apollo, até à Apollo 11. A partir de 1981, passou a servir de base para lançamento dos Space Shuttles, tendo também recebido a última missão deste, em 2011.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.