M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Diga o nome de um “monster truck”. Se respondeu Bigfoot, parabéns, você gosta de “monster trucks”. Se não sabe, não faz mal, que o Bigfoot é um menino ao pé deste. Ainda não tem nome, mas não há nada igual a ele, e o seu dono apenas disse que “queria partir a Internet ao meio com ele”. E a resposta da Internet está a ser maioritariamente positiva.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Criado por James Fleckenstein, este camião fez a sua estreia pública no evento Rednecks & Paychecks, onde, quando passava pela estrada, não se desviava do seu caminho por ninguém. Fleckenstein baseou-se numa pick-up pesada Ford F-350 de cabina dupla, com seis pneus de 65 polegadas e dois eixos de 2700 kg cada, capazes de mover um guindaste de 50 toneladas. O peso total do conjunto é de mais de 11 toneladas e meia. Para transportar este “monster truck”, é preciso desmontar os pneus, uma tarefa que demora sete horas.

O motor Navistar 6.7 Diesel de série recebeu “todas as modificações possíveis”, diz Fleckenstein, pelo que ele não sabe qual é a potência, mas estima que estará à volta dos 1000 cv de potência e dos 2700 Nm de binário. Portanto, pode acelerar até 80 km/h mas também trabalhar a 10 km/h a puxar carga sem problema.