Primeiro comboio de alta velocidade da Índia vai passar por túnel debaixo do mar

M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Um acordo de cooperação entre a Índia e o Japão vai permitir ao primeiro destes países asiáticos ter a sua primeira linha de caminhos-de-ferro de alta velocidade. Este tipo de comboios é algo a que o Japão já está habituado, tal como a China, rival da Índia como nova potência económica do continente.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Esta nova linha comboio vai ter 508 km, ligando Ahmedabad a Mumbai (Bombaim), reduzindo o tempo de viagem entre estas duas cidades de oito para duas horas, a uma velocidade de 320 km/h. O novo trajeto também se destaca por recorrer a um túnel de 27 km, sete dos quais passam debaixo do mar, no Golfo de Cambaia.

O Japão vai fornecer grande parte do financiamento e da tecnologia para este projeto, que será um salto qualitativo para os caminhos-de-ferro da Índia. Prevê-se que o custo total seja de 980 mil milhões de rupias (12,7 mil milhões de euros), com a presença japonesa a permitir antecipar a inauguração da nova linha para 2022, para coincidir com o 75.º aniversário da independência do país.