Toda a tecnologia de um camião Mercedes

25/07/2017

O Motor 24 foi conhecer a última geração do Mercedes Actros 1845 e os novos sistemas de assistência, inovações tecnológicas ao serviço da segurança e da otimização dos consumos e recursos.

Custos globais reduzidos, níveis elevados de segurança e de utilização do veículo. São estes os pilares da eficiência em estrada prometida pela Mercedes-Benz Trucks com o lançamento da nova geração do seu Actros 1845, que integra uma série nova de tecnologias capazes de garantir um custo operacional mais baixo bem como maior eficiência de utilização. Fiquemos então a conhecer em detalhe alguns desses sistemas:

ABA 4 – Travagem automática em caso de perigo de colisão

Focada no trânsito urbano, o sistema Active Brake Assist 4 é o resultado do aperfeiçoamento da versão anterior e oferece assistência ao condutor em casos de perigo de colisão. As grandes dimensões do veículo interferem com o campo de visão do condutor, mas graças a uma nova geração de tecnologia de radares que avaliam a distância e a velocidade com grande precisão, a travagem automática passa a ser mais assertiva.

O ABA 4 é o primeiro assistente à travagem de emergência com deteção de peões e potencia uma segurança ativa fundamental à passagem por centros urbanos, tarefa que pode ser uma dor de cabeça para condutores destes veículos.

Ao detetar peões em movimento no trajeto, é automaticamente desencadeada uma travagem parcial que o condutor pode manualmente completar travando a fundo ou, caso se imponha, fazer uma manobra de desvio. Peões que atravessem a faixa de rodagem ou até que estejam atrás de obstáculos limitadores de visão ou em marcha lateral ao veículo pesado são detetados pelo sistema à velocidade máxima de 50 km/h.

Assistência de mudança de direcção

No que aos sistemas de segurança diz respeito, destacamos também o assistente de mudança de direção que conta com dois sensores de radar de curto alcance que operam mesmo com fracas condições de iluminação ou meteorológicas.

Funciona de forma progressiva, ou seja, detetadas pessoas na zona de monitorização lateral do veículo pesado, o motorista recebe um alerta visual. Na coluna ao lado do lugar do passageiro existe um triângulo amarelo em LED que se acende. Se o perigo for iminente o alerta passa a ser também sonoro e o LED passa a vermelho. Este assistente entra em acção em situações como postes, semáforos ou outros objetos que possam interferir na manobra de desvio de direção.

Mercedes-Benz Uptime

Quanto à conectividade, ficámos também a conhecer a ferramenta online que a Mercedes-Benz disponibiliza desde 2013, tendo sido testada em 1400 veículos pesados em 200 milhões de quilómetros de ensaios.

O contrato de serviço Uptime possibilita o telediagnóstico automático em tempo real e identifica circunstâncias críticas em antecipação o que representa uma assistência ao cliente imediata.

A central de informação concentra as informações em tempo real como por exemplo a pressão dos pneus e outras que possam influenciar o consumo de combustível. Todos estes dados podem ser consultados pelo cliente. Se for necessário parar para assistência em oficina, o serviço Uptime ocupa-se de identificar qual o melhor ponto de paragem para a manutenção ou reparação na oficina de forma a agilizar o processo e poupar custos associados à imobilização do veículo.

Multimedia Radio Touch – Entretenimento a bordo em segurança

Também disponível no Actros 1845 através do sistema Multimedia Radio Touch, o Apple CarPlay vem permitir que o motorista use o seu iPhone em segurança. Os dispositivos Android também podem ser liagdos através do MirrorLink. Existe um conjunto de aplicações disponíveis e para quem passa tanto tempo na estrada, o acesso a esta central de entretenimento em segurança é certamente fundamental.

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