Este modelo histórico de 1950 representa uma era em que alguns dos carros da Ferrari eram alterados por carroçadores independentes como é o caso da Carrozzeria Fontana, que aplicou a sua experiência na conceção desta versão, comissionada por Giannino Marzotto.
A designação Uovo é facilmente explicável pelas imagens, que revelam um formato semelhante a um ovo… tratando-se de um modelo único, resultado do trabalho conjunto entre Fontana de Padova e o escultor Franco Reggani.
Embora o visual fosse icónico e, pelos cânones atuais, estranho, sob a carroçaria estava um chassis (024MB) e motor Ferrari derivados do 166 MM e do 212 Export.
O ‘Ovo’ é especialmente recordado por ter chegado a liderar as Mille Miglia e a Volta à Sicília (cuja importância era idêntica à do Targa Florio) em 1951, mas acabou por abandonar ambas as provas. Viria a regressar no ano seguinte às Mille Miglia, embora não tenha vencido. Contam-se também participações em provas na Califórnia, Estados Unidos da América.
Adquirido em 1986 pelo seu atual proprietário, o ‘Ovo’ tem sido uma visão rara ao longo das duas últimas décadas, não obstante uma presença no Museu Enzo Ferrari recentemente para apreciação geral. Em agosto, será colocado em leilão, prevendo-se que consiga angariar mais uma soma estratosférica.Fotos da RM Sotheby’s.
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