A informação foi adiantada pela marca bávara a propósito da sua estratégia global de nova geração, apropriadamente denominada #NEXTGen, ao abrigo da qual a aposta da BMW nos modelos eletrificados é reforçada, com a proposta de lançamento de 25 modelos já em 2023, ou seja, dois anos antes do anteriormente indicado (2025). De acordo com o CEO da BMW, Harald Krüger, as vendas de veículos elétricos deverão crescer cerca de 30% em cada ano, sendo este o ponto de partida para a massificação dos veículos elétricos.
A marca acelera a sua faceta eletrificada para responder aos limites de emissões poluentes cada vez mais apertados na União Europeia (UE), com mais de metade daqueles 25 modelos a serem 100% elétricos.
Além disso, outra funcionalidade digna de registo para baixar os níveis de emissões poluentes nas cidades passa pela tecnologia denominada eDrive Zones, que automaticamente passa a motorização dos Plug-in híbridos para modo 100% elétrico dentro das ‘zonas de emissões zero’, colocando de parte o motor de combustão interna. Com recurso a dados de navegação, a tecnologia poderá detetar a entrada em zonas de emissões zero e assim ativar o modo elétrico de forma automática.
Este sistema será proposto de série em todos os modelos PHEV a partir de 2020, com a BMW a demonstrar a sua confiança de que esta tecnologia permita aos Plug-in híbridos dispor dos mesmos benefícios que os elétricos nas cidades se estas decidirem apertar a malha das emissões. A marca dispõe de uma frota de veículos em teste para este sistema na Holanda, procurando otimizar o seu funcionamento em condições reais em colaboração com a cidade de Roterdão e a universidade local.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.