Uma prova de força para o Porsche Cayenne S Diesel: o modelo da marca germânica garantiu o recorde do Guinness para o avião mais pesado alguma puxado por um carro de produção em série.

Isto porque o SUV da marca de Estugarda conseguiu puxar um enorme Airbus A380 de 285 toneladas e 73 metros de comprimento ao longo de 42 metros no Aeroporto Charles de Gaulle, em França.

Este feito do Porsche Cayenne com motor Diesel bateu o anterior recorde em cerca de 115 toneladas, mas a marca de desportivos estava tão confiante nas capacidades dos seus automóveis que decidiu demonstrar que também a versão a gasolina – Cayenne Turbo S – era capaz de fazer uma manobra de reboque ao mesmo avião.

a carregar vídeo

Recorde-se que o Cayenne tem pouco mais de duas toneladas, pelo que a comparação de forças neste ‘duelo’ é impressionante, acabando até por surpreender o responsável do Livro dos Recordes do Guinness, Pravin Patel, presente no local para certificar o feito.

“Já verifiquei algumas tentativas de recorde incríveis na minha vida enquanto validador do Livro de Recordes do Guinness – (mas) ver um Porsche Cayenne rebocar um dos maiores aviões do mundo situa-se definitivamente entre as mais espetaculares”, admitiu posteriormente.

De forma curiosa, um dos técnicos da Porsche no Reino Unido, Richard Payne, que esteve envolvido nesta proeza (conduziu o veículo), admitiu “ser um alívio” o facto de o Cayenne ter conseguido rebocar o A380. “Conseguia ver que estava a ser forçado ao máximo mas o Cayenne não se queixou e levou a sua avante”, acrescentou.

O SUV alemão Diesel está equipado com um V8 bi-turbo de 4.1 litros com 385 CV e 850 Nm de binário, o que lhe permitiu, assim, ‘arrastar’ o enorme Airbus por diversos metros. A marca e o responsável do Guinness garantiram que tudo nos Cayenne era de origem.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.