O Vauxhall ‘Prince Henry’ Torpedo tem 102 anos, é considerado o primeiro carro desportivo do mundo e foi leiloado no passado Domingo em Bonhams, em Londres, por 613,981 euros pela leiloeira Bonhams. Esta relíquia histórica, fabricada em 1914, atingia a velocidade de 128 km/h., o que para época era algo nunca antes visto!

Teve apenas quatro proprietários, sendo que o último, Reg Long, teve o Vauxhall nas suas mãos durante 46 anos. T.W. Badgery foi o primeiro dono do ‘Prince Henry’ e conduziu-o por diversas vezes até concursos por toda a europa, como na Alemanha, Dinamarca, Irlanda, Holanda, Turquia, entre outros. Nesses concursos, este automóvel era o centro das atenções, chegando a vencer vários prémios e a ser mencionado em muitas publicações.

Em 1972, o Vauxhall foi convidado pelo The National Motor Museum, em Beaulieu, Inglaterra, para integrar a sua cerimónia de abertura e no ano seguinte surgiu no filme ‘An Aspidistra in Babylon’ conduzido por Jeremy Brett.

A sua beleza manteve-se até aos dias de hoje, com os estofos em pele e um nível de preservação inigualável que dura há mais de cem anos. O seu motor é de quatro litros com potência de 25 cavalos.