Range Rover Evoque já cumpre normas anti-emissões mais duras da Europa

26/04/2019

A Land Rover já tem o seu novo Range Rover Evoque certificado ao abrigo da segunda fase de controlo de emissões de CO2 e de NOx, denominada Real Driving Emissions (RDE), ainda antes da entrada em vigor da legislação aplicável a todos os veículos novos a partir de janeiro de 2020.

De acordo com a marca britânica, o Evoque é o “primeiro SUV compacto Premium a cumprir com esta certificação”, a qual estabelece que um veículo deve emitir 80 mg/km ou menos de NOx, partículas nocivas para a saúde humana.

A marca adianta ainda que os automóveis da Jaguar Land Rover já cumprem os requisitos estabelecidos pela primeira fase RDE, que entrou em vigor em setembro de 2018 (com o WLTP). No entanto, o novo Range Rover Evoque D150 manual com tração dianteira (FWD), já cumpre os requisitos das ainda mais exigentes normas da segunda fase (RDE2).

Esta certificação antecipada foi conseguida pela Jaguar Land Rover graças à utilização de tecnologias mais recentes relacionadas com motores e sistemas de escape. O sistema injeta fluído AdBlue nos gases de escape da motorização Diesel, causando uma reação com o NOx, transformando-o em água e nitrogénio inofensivo, fazendo com que os Ingenium Diesel respeitem os padrões estabelecidos pela Euro 6d-Final.

Como parte dos novos protocolos de teste RDE, os novos veículos são sujeitos a vários testes de modo a reproduzir o mais fielmente possível as condições de condução fora dos laboratórios e bancos de ensaio. Estes podem incluir vários tipos de condução, veículos com diferentes cargas e número de ocupantes, arranques a frio, condições climáticas quentes e percursos sinuosos.

Além da conformidade com o RDE2 do modelo D150 manual FWD, as emissões de CO2 foram reduzidas em toda a gama do novo Range Rover Evoque graças da inclusão das aperfeiçoadas Active Vanes (Aletas Ativas) que melhoram a eficácia aerodinâmica em 14%. Estas permanecem fechadas durante o aquecimento do motor, fazendo com que este atinja mais rapidamente a sua temperatura ideal de funcionamento, mas também em situação em que deixa de ser necessário um arrefecimento adicional, como é o caso de viagens em velocidade de cruzeiro, o que também reduz a resistência ao atrito.

Por outro lado, a introdução da tecnologia Mild Hybrid Electric Vehicle (MHEV) aproveita a energia que normalmente é perdida durante a desaceleração e que pode ser reaproveitada para ajudar o motor em aceleração.

Em Portugal, o novo Range Rover Evoque está disponível para pedido na versão 4×4, na rede oficial de concessionários da marca, com um preço a partir de 55.751€. As versões 4×2 têm um preço base de 55.090€ e chegam ao país a partir de setembro deste ano

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.