Na imparável luta pelos tempos mais rápidos no circuito de Nürburgring Nordschleife, parece que se prepara para existir um novo ‘rei’: o novo SCG003S.

A designação é representativa da equipa Scuderia Cameron Glickenhaus, criada por Jim Glickenhaus, empresário, realizador e amante dos automóveis. A postos para revelar o seu primeiro superdesportivo criado de raiz no Salão de Genebra, a Scuderia tem como meta criar o carro de produção em série mais veloz do circuito de Nordschleife.

A comprová-lo estão as primeiras informações de que poderá fazer uma volta àquele circuito em 6m30s, o que é quase meio minuto mais veloz do que o atual detentor desses recorde, o Porsche 918 Spyder (6m57s). Esse registo tem como base a avaliação de telemetria do modelo de competição que, de acordo com Jim Glickenhaus, é bastante similar ao veículo de estrada, descontando algumas variantes relevantes, dentre as quais o tipo de pneus utilizados.

A conceção de um modelo desportivo a pensar no circuito de Nürburgring não é estranha para Glickenhaus, que está longe de ser um nome desconhecido no meio automóvel. Na verdade, é um dos mais reputados colecionadores de clássicos e de desportivos, sendo também dele a aventura do Ferrari P4/5 by Pininfarina e posterior participação em diferentes edições das 24 Horas de Nürburgring (não só com o P4/5 Competizione, mas também com o SCG003C).

O seu mais recente projeto é a criação de um superdesportivo capaz de circular em estrada e em circuito, retomando a velha máxima de ‘domingo na pista, segunda na estrada’. Eis, assim, o conceito do SCG003S (de Stradale), que recorre a um motor V8 bi-turbo de 4.4 litros e 800 CV e 850 Nm de binário. Associado a caixa sequencial de sete velocidades com patilhas atrás do volante, este desportivo consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de três segundos e alcançar os 350 km/h de velocidade máxima.

Um dos seus predicados é o baixo peso, tendo construção avançada em carbono pela Manifattura Automobili Torino (MAT), o que lhe permite, também, dispor de uma elevada eficiência aerodinâmica, com a Scuderia Cameron Glickenhaus a anunciar que este modelo será o mais veloz em curva, com cargas de pressão aerodinâmica que deverá chegar aos 700 kg em curva, ou seja, mais de 2g em curva.

Do SCG003C irá receber elementos como as dobradiças das portas, com sistema de libertação rápida das mesmas em caso de emergência, um conceito que é replicado na competição de protótipos de Le Mans (LMP) e que lhe permite também respeitar as normas da Federação Internacional do Automóvel (FIA) para um modelo de competição. Deste universo é também inspirado o desenho do SCG003S, com um visual dinâmico e torneado em túnel de vento, não se afastando do aspeto de um LMP. Dispõe de diferentes modos de condução e modo de elevação da dianteira ou traseira em velocidades até aos 48 km/h, permitindo assim passar por lombas ou desníveis na cidade.

O carro, imaginado por Glickenhaus, recorre também a sistema de travagem composto por discos de carbocerâmica da Brembo e a um desenho do interior que pretende ser facilmente gerido pelo condutor e pelo passageiro. O seu custo deverá obedecer ao leque de materiais técnicos utilizados para este modelo: mesmo que não seja ainda conhecido, deverá superar o milhão de euros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.