Os primeiros veículos 100% elétricos serão o Mii e o el-Born, cujo concept esteve à vista no recente Salão de Genebra. Por outro lado, a nova geração do Leon e o recém-lançado Tarraco contarão com uma versão híbrida plug-in, o mesmo se aplicando aos ‘primos’ da marca desportiva CUPRA, o Leon e o Formentor.
Pela primeira vez na história da empresa, a SEAT desenvolverá uma nova plataforma de automóveis em colaboração com a marca Volkswagen. Será uma versão mais pequena da Plataforma Modular de Propulsão Elétrica (MEB) sobre a qual serão produzidos diferentes modelos, com cerca de quatro metros, de várias marcas, entre as quais a SEAT.
A nova plataforma tem como objetivo desenvolver veículos elétricos acessíveis, com um preço de entrada abaixo dos 20.000 euros, até 2023. Mais de 300 engenheiros altamente qualificados participarão neste projeto em Espanha.
O CEO da empresa, Luca de Meo, afirmou durante a apresentação de resultados, realizada na sede da empresa em Martorell, que “a SEAT tem agora um papel mais claro no Grupo Volkswagen e, graças aos resultados obtidos, conquistámos a nova plataforma de veículos elétricos”. Essa nova plataforma, como admite o responsável pela marca, será desenvolvida pelo Centro Técnico da SEAT, que terá essa responsabilidade pela primeira vez, podendo ser “utilizada por outras marcas em todo o mundo”, acrescentou.
Luca de Meo anunciou ainda, no decurso da apresentação anual de resultados da empresa, que o CUPRA Formentor, o novo CUV revelado no Salão de Genebra, será produzido na fábrica de Martorell, em Barcelona.
A ofensiva elétrica apresentada pela SEAT vai além dos novos modelos, englobando também a estratégia de micromobilidade que, tal como anunciado pelo CEO da SEAT durante o Mobile World Congress, será liderada pela SEAT para o Grupo Volkswagen. O recém apresentado concept car Minimó fará parte desta estratégia, bem como a trotinete elétrico SEAT eXS, ambos exemplos das soluções de mobilidade urbana que a empresa está a preparar.
2018 foi o melhor ano na história da SEAT
Em termos de resultados, a SEAT obteve em 2018 os melhores valores da sua história. O lucro depois de impostos atingiu os 294 milhões de euros, mais 4,6% do que no ano anterior (281). Por outro lado, o lucro operativo cresceu 93,2% atingindo os 223 milhões de euros (2017: 116), enquanto o volume de negócios alcançou os 9.991 milhões de euros, 4,6% acima do resultado de 2017 (9.552). Todos os registos estabeleceram novos recordes históricos. Nos últimos cinco anos, a faturação da SEAT cresceu 33%.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.