Este monolugar de rodas cobertas recebe alguma é o primeiro modelo alguma vez criado pela marca italiana especificamente para um videojogo, sendo lançado também como uma celebração do 75º aniversário da marca. O seu design encontra diversos sinais de inspiração no passado da Ferrari, com o número 75 inscrito nos flancos a ser exatamente um reflexo dessa herança e do aniversário que se prolonga até ao final deste ano.
Porém, além de simbolizar uma nova forma de ligação para com os adeptos da Ferrari, o Vision Gran Turismo agora revelado pretende também dar a conhecer a nova identidade de design da marca de Maranello, incorporando a expressão máxima da beleza funcional e da inovação. De acordo com a Ferrari, serve de estímulo criativo para a sua equipa de engenheiros e para os pilotos (virtuais e reais) do futuro.
Tal como sucede com os modelos de estrada, o Ferrari Vision Gran Turismo foi desenhado sob alçada de Flavio Manzoni, no Centro de Estilo da marca, inspirando-se diretamente nos sport-protótipos das décadas de 1960 e 1970, como foram os casos dos 330 P3 e do 512 S. O conceito deste modelo gira em torno da ideia de uma forma de velocidade com linhas angulares e muito apuradas. Destaque para uma solução de dois canais que permitem canalizar o ar pela carroçaria, a qual foi patenteada pela Ferrari e que poderá vir a ser incorporada em modelos futuros.
Esta solução gera uma enorme carga aerodinâmica e elaborada eficiência na gestão do fluxo de ar, incrementando o efeito de sucção contra o asfalto. Numa ligação com o mundo real da competição, a secção traseira encontra alguns paralelismos com o 499P, modelo da categoria Hypercar que a Ferrari apresentou recentemente e que irá competir no Mundial de Endurance (WEC) já em 2023. Graças ao aproveitamento (teórico) de materiais compósitos e à inspiração na competição, o peso de protótipo é de apenas 1250 kg, com 43,5% na frente e 56,5% na traseira.
Quanto ao sistema motriz, também há ligações à gama real, já que dispõe do mesmo motor V6 turbo de três litros com ângulo das bancadas de cilindros de 120 graus que se pode encontrar nos 296 GTB, 296 GTS e 296 GT3 (além de ser também a base do 499P).Neste caso, o motor de combustão foi refinado para oferecer impressionantes 1030 CV às 9000 rpm (1100 Nm de binário máximo), com mais 240/326 CV disponíveis graças a três motores elétricos, um no eixo traseiro e dois (um em cada roda) na dianteira. A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em menos de 2,0 segundos, demorando menos de 5,0 segundos a atingir os 200 km/h. A velocidade máxima está cifrada acima dos 350 km/h.
O interior é também minimalista, numa abordagem que a Ferrari considera purista e simultaneamente ergonómica para os pilotos quando competem em pista.
Apesar de já ter sido revelado, os jogadores de Gran Turismo 7, exclusivo para as consolas Sony Playstation 4 e 5, terão de esperar até ao dia 23 de dezembro para poderem experimentá-lo. Um exemplar à escala real deste protótipo também será exposto no Museu Ferrari, em Maranello, em meados de dezembro.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.