Volkswagen quer levar diversão elétrica para as praias com Buggy Concept

31/01/2019

O postal de Natal da Volkswagen já tinha deixado a pista para um possível buggy elétrico oriundo da marca alemã, mas a confirmação surge agora, com a antevisão de mais um concept elétrico para o Salão de Genebra, em março.

A inspiração para este modelo é a dos buggies que nas décadas de 1960 e 1970 eram muito utilizados nos Estados Unidos da América (EUA), que tinham como base os Carochas da marca alemã. A própria ligação é feita pela marca a grandes nomes do passado: “Elvis, James Bond e Steve McQueen, todos eles o conduziram: o buggy para as dunas dos anos 1960 e 70”, refere a Volkswagen.

Daí que este novo concept tenha um visual que faz recordar o Carocha, mas com muitos elementos vanguardistas que apontam para a sua tecnologia de propulsão.

Com base na plataforma elétrica MEB – que irá dar origem à família ID da Volkswagen –, este modelo pretende demonstrar as diversas aplicações da mobilidade elétrica, sem que existam limites de utilização. Aliás, a própria Volkswagen aponta para a potencialidade de criar séries limitadas de modelos, como este próprio buggy.

No entanto, tudo dependerá da receção do modelo em Genebra, por parte do grande público, mas também dos custos de produção.

História cinquentenária

Em 1964, o norte-americano Bruce Meyers montou o primeiro buggy: artesanalmente, aberto aos elementos – sem portas ou teto – e baseado num chassi de um Carocha encurtado. Procurava uma alternativa aos pesados ​​jipes de quatro rodas motrizes, a fim de se mover mais rápido pelas dunas da Califórnia. O primeiro buggy, o “Meyers Manx”, nasceu.

Em 1967, provou na prova “Baja California”, que tinha criado realmente uma alternativa para as areias. Estabeleceu um novo recorde, cruzando o deserto de Tijuana até La Paz, no seu primeiro Monocoque-Manx. Rapidamente, o divertido carro conquistou as praias da costa americana e tornou-se num carro clássico dos anos 70.

Até à década de 1980, cerca de 250.000 versões únicas do Beetle foram construídos em todo o mundo – como peças únicas ou em volumes reduzidos: do Beetle Cabriolet a carroçarias especiais de empresas como Hebmüller e Rometsch, e o famoso Buggy Meyers-Manx completamente aberto.

Aliás, a própria designação diz muito sobre a ligação deste tipo de veículo com a Volkswagen: Buggy, um diminutivo de ‘Bug’, o mesmo termo que era utilizado para o Carocha nos Estados Unidos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.