Longe vão os tempos em que uma moto como esta, potente e high-tech, estava disponível, em exclusivo, só para competir. Graças à evolução tecnológica, essa exclusividade foi-se diluindo no tempo e o inevitável aconteceu, temos a S1000R que deriva da superdesportiva S1000RR, mas com atributos que a tornam divertida, permitindo um andamento rápido, com muita segurança.
A geração de motards que, em princípio, será o utilizador mais comum desta moto não é estranha a gadgets e menus de configuração. Terá crescido com consolas para jogar, além de uma parafernália de aparelhos eletrónicos, estando por isso apta a esmiuçar as configurações possíveis nesta moto, sem dificuldade. No entanto, para evitar deambulações, o melhor seria mesmo se os fabricantes colocassem apenas duas configurações nas suas supernaked: modo Dr. Jekyll e modo Mr. Hyde.
Dr. Jekyll
É perfeitamente possível utilizá-la apenas para nos deslocarmos entre os pontos A e B tranquilamente – até tem cruise control – mas isso não teria graça nenhuma e exigiria um exercício de contenção tremendo.
Muito embora a sua aparência – em linha com as supernaked atuais, e cujo design vai buscar influências aos Transformers – deixe antever alguma da sua agressividade, só quando nos sentamos, colocamos o motor em funcionamento, arrancamos e começamos a explorar a faixa de rotação disponível é que damos sentido à criação do escritor Robert Louis Stevenson. A transformação de um pacato motociclista num hooligan do asfalto é possível.
Mr. Hyde
É incrível como esta moto nos convida, constantemente, a ultrapassar os limites de velocidade na via pública, é preciso um grande autocontrolo para não o fazer. A potência disponível associada ao quickshifter proporcionam uma aceleração estonteante, sem interrupções. Este em particular é a versão pro e também funciona nas reduções sem que seja necessário usar a manete de embraiagem. Em andamento, os modos de condução rain e road previnem percalços inesperados, já os modos sport e dynamic (opcionais de fábrica) devem ser experimentados pelos mais confiantes, e o controlo de tração desligado só mesmo para os audazes. Em curva, o nível de confiança é reforçado pela segurança de termos abs pro que atua no controlo de tração, em função do grau de inclinação. Tudo isto faz-nos sentir mais hábeis do que somos na realidade, por isso, o local onde temos a certeza de que podemos ligar o modo Mr. Hyde e tirar partido deste “míssil” será mesmo em pista durante um track day. O Autódromo do Estoril tem preços a partir de €62,50 com direito a duas sessões de 20 minutos.
MAIS: Qualidade geral; som do escape acrapovic que não é um acessório.
MENOS: Estética e design não são para todos os gostos, especialmente as óticas assimétricas; o aspeto do escape acrapovic não está ao nível do som que emite.
Ficha técnica:
Motor: Tetracilindrico em linha a quatro tempos com 999cc
Potência: 165cv @ 11.000rpm
Caixa de 6 velocidades
ABS: Race-abs BMW Motorrad, que pode ser desligado
Peso: 205kg
Preço: a partir de €14.045
Opcionais de fábrica
Pack Sport: €985
Pack Dynamic: €985
Acessórios
Vidro escuro: €180,49+IVA
Protecção motor lado esquerdo: €95,93+IVA
Protecção motor lado direito: €124,80+IVA
Fotos: BMW Motorrad