Num dos episódios desta quarta temporada, Sérgio Marquina, o famoso “Professor” de “La Casa de Papel” utiliza uma KTM 790 Adventure, qual Don Quixote para escapar à polícia, percorrendo estradas e caminhos que passam por paisagens dignas do imaginário de Cervantes, com moinhos de vento e tudo. Contrariando a calma do “Professor”, a 790 Adventure é uma moto nervosa, característica que percebemos mal a colocamos a trabalhar graças ao compacto, mas ruidoso motor LC8c. Deixando a vertente de aventura mais radical para a «irmã» 790 Adventure R, verificamos que a S é, naturalmente, uma aventureira mais estradista, apesar de partilharem a maioria dos componentes. A exceção é o banco (dividido em dois e mais baixo) e as suspensões (com 200mm de curso, em vez de 240mm). Por isso, será mais apelativa para aqueles que gostariam da versão R, mas que ficam intimidados pelos 880mm de altura do banco ao chão.
Efetivamente, ao rolar com a 790 Adventure temos a sensação de estarmos a andar numa 790 Duke, um pouco mais alta e com mais alguma proteção aerodinâmica. A sua agilidade revela-se inesperada para uma moto com estas características, tanto em manobras a baixa velocidade, como em andamento rápido em estradas sinuosas. Aí, a roda da frente com 21” seguiu sempre o trajeto por nós indicado sem hesitar e as passagens de caixa mesmo sem o quickshifter opcional (permite engrenar mudanças sem embraiagem) são suaves e rápidas, graças à embraiagem que é de cabo, mas deslizante e assistida.
Isto demonstra o sucesso da equipa que projetou a 790 Adventure ao ousar colocar dois depósitos: um de cada lado do motor para a manter o centro de gravidade o mais baixo possível, mas conferindo-lhe um aspeto, no mínimo, estranho e polarizador, quanto à opinião acerca da estética. Gostos à parte, não há dúvida de que estamos perante uma moto que não assusta, mas pode ser exigente na sua condução porque nos desafia, constantemente, a andar em ritmos elevados: os 95 cv disponíveis às 8000 rpm e os 88 Nm de binário às 6000 rpm do bicilindrico paralelo assim o determinam.
O motor tem uma resposta linear a partir das 2500 rpm, mas é pelas 4000 rpm que se sente confortável para rolar com disponibilidade, sempre com muita força e fôlego para dar. Com a experiência de um construtor de motos como a KTM, não seria de esperar outra coisa que não fosse uma ciclistica com um comportamento dinâmico irrepreensível, transmitindo muita confiança, mas outro fator que contribui ativamente para isso é a eletrónica integrada na 790 Adventure. É uma verdadeira montra tecnológica com o ABS, controlo de tração (MTC) e os modos de condução a trabalharem em conjunto para proporcionarem uma condução segura em qualquer situação. Todas as definições estão à distância do polegar esquerdo, bastando premir os botões dispostos em formato de cursor multi-direcional e toda a informação é mostrada de forma clara no ecrã TFT de 5”.

Preço: a partir de 13.990,60 €
Ficha técnica
Motor: 2-cilindros, 4-tempos, parallel twin 799,0 cc
Potência: 93,9 cv / 70,0 kw
Sistema de refrigeração: Arrefecimento a líquido
Quadro: Chromium-Molybdenum-Steel frame using the engine as stressed element, powder coated
Caixa de velocidades: 6 velocidades
Embraiagem: deslizante PASC™, acionada mecanicamente
Suspensão traseira: WP monoshock
Travão dianteiro: 2x radially mounted 4 piston caliper
Travão traseiro: 2 piston floating caliper