M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
São muito poucos os motociclos equipados com motor Diesel. Uma vez que as motos são muito mais leves que os automóveis, não necessitam tanto de força a baixa velocidade, as marcas preferem explorar ao máximo os motores a gasolina para as vendas ao público. A maior parte das motos Diesel são usadas por forças armadas ou serviços de emergência.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Mas há uma exceção. Desde 2005 que uma empresa alemã, a Neander Motors, produz uma moto de alta performance equipada com motor Diesel, inspirada pelo aumento de potência que se verificou nestes motores em automóveis. O motor de dois cilindros tem common-rail e um turbo, tal como um Diesel normal, e consegue atingir uma potência máxima de 112 cv a partir de uma cilindrada de 1340 cc.

Com este motor, a Neander Turbo Diesel atinge uma velocidade máxima de 220 km/h, com um consumo médio de 4,5 l/100 km, um pouco mais elevado do que o esperado para um motor deste tipo. Mas continua a ser uma moto exclusiva, de produção limitada, pelo que se justifica o preço de 68.500 euros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.