São muito poucos os motociclos equipados com motor Diesel. Uma vez que as motos são muito mais leves que os automóveis, não necessitam tanto de força a baixa velocidade, as marcas preferem explorar ao máximo os motores a gasolina para as vendas ao público. A maior parte das motos Diesel são usadas por forças armadas ou serviços de emergência.

Mas há uma exceção. Desde 2005 que uma empresa alemã, a Neander Motors, produz uma moto de alta performance equipada com motor Diesel, inspirada pelo aumento de potência que se verificou nestes motores em automóveis. O motor de dois cilindros tem common-rail e um turbo, tal como um Diesel normal, e consegue atingir uma potência máxima de 112 cv a partir de uma cilindrada de 1340 cc.

Com este motor, a Neander Turbo Diesel atinge uma velocidade máxima de 220 km/h, com um consumo médio de 4,5 l/100 km, um pouco mais elevado do que o esperado para um motor deste tipo. Mas continua a ser uma moto exclusiva, de produção limitada, pelo que se justifica o preço de 68.500 euros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.