M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Já sabemos que andar dá trabalho. Também sabemos que, se tivéssemos uma moto, queríamos entrar em todo o lado a cavalgá-la. Infelizmente, isso é proibido em quase todo o lado. Chatos… não nos deixam divertirmo-nos. Mas não faz mal, a vingança já chegou, com o Ryno, um veículo de uma única roda que nos permite resolver o problema de ter que usar as pernas para movimento e de querermos entrar num veículo para todo o lado.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Ryno é um uniciclo com motor elétrico que surgiu da mente da filha adolescente do engenheiro Chris Hoffmann. Depois de seis anos à procura de materiais baratos e três protótipos construídos, o Ryno ficou pronto, com um motor elétrico escondido na única roda, um giroscópio para manter o equilíbrio e a capacidade de girar a 360 graus. Faróis e travão de mão fazem parte do equipamento de série.

Para acelerar e travar, basta encostar o corpo à direção desejada, embora exista assistência de travagem, em caso de emergência. A direção também se faz com um guiador comum. O motor elétrico permite ao Ryno atingir 16 km/h de velocidade máxima, ou 24 km de autonomia. Com esta velocidade, pode circular dentro de edifícios sem constituir perigo para as outras pessoas. Vem de série com duas baterias, mas em opção estas podem ser substituídas por baterias de lítio.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.