Antever eventuais avarias nos automóveis exige um pouco mais de precisão do que unicamente ver a vareta do óleo ou abrir o capot para observar o motor , mas a companhia britânica Green Flag desenvolveu um dispositivo, semelhante a uma caixa negra, que alerta para a eminência de problemas mecânicos

Esta tecnologia denominada Alert Me promove uma verificação constante de tudo o que sucede em termos mecânicos no veículo, transmitindo depois, para o proprietário, as notificações através de uma aplicação de smartphone. Na prática, trata-se de um equipamento plug-in que detecta a severidade do problema e que permite antever problemas maiores que, doutra maneira, passariam despercebidos a quem vai ao volante.

O serviço, apenas disponível no Reino Unido, funciona mediante um pagamento anual de 35 libras, mas o equipamento pode ser ligado pelo próprio utilizador à porta de diagnóstico da viatura, ficando conectado a uma aplicação móvel que monitoriza os dados do motor e de diversos sistemas, lançando o alerta caso algo revele parâmetros errados.

gf-box-2x

Caso a luz de aviso do motor se acenda, esta aplicação detecta o erro em questão e alerta o condutor sobre qual o motivo para a mesma se ter acendido, evitando desta forma o alarmismo ou o descuido intencional.

Libertador de problemas

O inventor desta tecnologia proporcionada pela britânica Green Flag é Nick Reid, um engenheiro que reconhece a dificuldade crescente de lidar com a vertente tecnológica dos automóveis modernos, muitos deles com até 21 micro-computadores integrados e mais de 1.000 códigos de erros para cada problema. O mais comum, indica em declarações ao Daily Mail, está relacionado com a bateria do veículo, apontando 35% de códigos de erro relacionados com este componente de desgaste acentuado.

Mas a grande mais-valia, concede, é mesmo a de ‘ler’ os códigos de erro da unidade eletrónica de gestão, simplificando o erro para uma linguagem mais percetível por todos. Ou, como lhe chama o próprio Nick Reid, é ‘tirar o curso de engenharia da indústria automóvel’, simplificando muitos dos erros em linguagem simples e em atuações mais precisas e diretas.

Para os que temem o controlo remoto ou a intromissão por parte de ‘hackers’, Nick Reid garante que este sistema não permite controlar o veículo ou a condução, apenas detetarr os códigos de erro relacionados com os sistemas integrantes do modelo.