Prever de forma eficaz o estado da meteorologia a curto-prazo é o grande objetivo da Continental que, no âmbito do seu programa de horizonte eletrónico (eHorizon) está a desenvolver uma tecnologia para alertar os condutores sobre condições meteorológicas adversas no seu percurso.

Este projeto está a ser desenvolvido em conjunto com o Météo-France (Instituto Meteorológico Francês), encontrando-se o eHorizon.Weather já em testes em mais de 200 veículos em França. A intenção destes ensaios reais é de adaptar e melhorar a tecnologia através do feedback dado pelos utilizadores.

A tecnologia eHorizon.Weather utiliza a arquitetura de veículo conectado já existente, tal como sensores no limpa para-brisas, faróis de nevoeiro ou ABS e ESP para obter dados sobre a temperatura, pressão do ar e visibilidade ou informações sobre o estado das estradas.

Estes dados são então carregados na plataforma da Continental através de unidades telemáticas integradas e depois processados pelo Météo-France. Isto permite ao serviço meteorológico melhorar o serviço que presta e enviar avisos meteorológicos localizados em tempo real para os veículos. Estes avisos chegam aos condutores com a ajuda de um mapa rodoviário interativo que inclui informação relevante sobre segurança, bem como outras informações, tais como locais de interesse.

Num interface homem-máquina, os condutores são informados sobre as condições da via não só de uma forma visual, mas também de uma forma acústica, através de um alerta de voz. Isto assegura que a informação chega antecipadamente aos condutores, para que possam adaptar o seu estilo de condução a condições meteorológicas como chuva forte, neve, tempestades ou estradas com gelo. Simultaneamente, podem reconhecer as instruções dadas pelo mapa rodoviário interativo ou dar “luz verde” depois de ter sido ultrapassado o troço a que dizia respeito o aviso meteorológico.

Evolução da conectividade

Com esta frota conectada, a Continental está a criar um campo de testes aberto para serviços de mobilidade para testar diferentes aplicações para veículos conectados num ambiente de condução real e está também a expandir as suas ligações com novos parceiros. Neste sentido, os veículos equipados com eHorizon.Weather recebem informações meteorológicas exatas para otimizar previsões a curto prazo e integram dados meteorológicos em tempo real para uma localização específica, alertando antecipadamente os condutores sobre condições meteorológicas desfavoráveis.

“Em conjunto com o Météo-France, estamos a trabalhar numa variedade de serviços de mobilidade para mais segurança, eficiência e comodidade. Ao integrar informação dos nossos sensores de veículos com dados externos para dar aos veículos avisos meteorológicos em tempo real, a solução conjunta eHorizon.Weather está a dar uma grande ajuda”, explicou Jean-Yves Le-Gall, Diretor de Design & Inovação na Divisão de Interiores da Continental.

Note-se que, de acordo com um estudo efetuado pela Continental em Portugal no ano passado, no qual foram inquiridos cerca de 1.300 automobilistas, 92% das pessoas que responderam revelaram uma maior preocupação com a segurança rodoviária quando as condições meteorológicas são adversas, considerando que conduzem de forma mais cautelosa.

A rede de veículos grava os dados da localização exata do acontecimento meteorológico e faz com que fique disponível na cloud. O Météo-France pode expandir os seus métodos tradicionais de monitorização do tempo (satélites, radares, estações meteorológicas, etc.) graças ao eHorizon.Weather. Isto melhora a qualidade das previsões meteorológicas a curto prazo (0 a 3 horas) e a eficácia dos sistemas de alerta de condições meteorológicas adversas.

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