Publicidade Continue a leitura a seguir

Andante já dá para carregar através do telemóvel

Publicidade Continue a leitura a seguir

O cartão Andante, na região do Porto, passa a poder ser carregado através do smartphone. Como tudo funciona?

 

O carregamento de cartões Andante no telemóvel, tanto passes como bilhetes ocasionais, está disponível a partir desta quinta-feira nos telemóveis Android e iOS com a nova funcionalidade TOP UP, anunciaram os Transportes Intermodais do Porto (TIP) que gerem este sistema de bilhética.

“A aplicação Anda vai passar a ter uma nova funcionalidade, TOP UP, que vai permitir fazer a leitura e o carregamento dos cartões de transporte Andante, quer eles sejam em plástico, normalmente utilizados nos passes, quer sejam em papel, aqueles que saem das máquinas de venda automática, ou que são vendidos nos postos de venda para viagens mais ocasionais”, refere o administrador-delegado dos TIP, Manuel Paulo Teixeira.

O carregamento dos cartões físicos Andante é feito com recurso à tecnologia Near Field Communications (NFC) dos smartphones com sistema operativo Android ou iOS.

Para fazer os carregamentos, o utilizador apenas tem de ligar a funcionalidade NFC e encostar a parte de trás do seu telemóvel ao Andante, em papel ou em plástico, para fazer a leitura, escolher a sua opção, realizar o pagamento e viajar.

Neste sentido, o smartphone desempenha a função equivalente a uma máquina de venda automática, com a vantagem desse equipamento estar no telemóvel de cada pessoa, disponível a qualquer momento e em qualquer lugar.

“Esta aplicação vai permitir fazer essa leitura, saber-se a cada momento o que é que o cartão tem carregado, e permitir também fazer os carregamentos. No caso do passe, fazer o carregamento de um passe mensal, e no caso das viagens ocasionais fazer o carregamento de todo o leque de viagens que existem no tarifário Andante”, incluindo passes combinados, complementa a sua explicação o responsável dos TIP.

A compra implica que o utilizador escolha um método de pagamento, entre cartão bancário ou referência multibanco. No futuro, esclarece a Transportes Intermodais do Porto, estarão disponíveis outras alternativas, como o MBWay.

Está, entretanto, a ser desenvolvida a tecnologia no seio da TIP para que, até ao final do ano, se introduza na app Anda o carregamento de títulos ocasionais, dispensando o recurso à utilização de cartão físico.

Também para o fim do ano, está previsto um sistema pós-pago para o IOS, que permite ao cliente pagar apenas no final do mês as suas viagens. O modelo já existe nos Android.

BASTA ENCOSTAR O CARTÃO ANDANTE, EM PAPEL OU EM PLÁSTICO, À PARTE DE TRÁS DO TELEMÓVEL PARA EFETUAR A LEITURA E O CARREGAMENTO ATRAVÉS DA TECNOLOGIA NFC.

“Esta funcionalidade já está a ser trabalhada na Apple já há algum tempo para ser inserida nos iPhone. Nós temos o prazo objetivo para que isto aconteça após os Jogos Olímpicos de Paris [agosto], e vamos fazer todos os esforços para que assim seja”, disse Manuel Paulo Teixeira.

A relação com o evento desportivo prende-se com o facto de um dos parceiros dos TIP estar precisamente a desenvolver soluções de mobilidade para o evento.

Em causa está a criação de um Andante digital e virtual, num sistema semelhante ao que já acontece com os cartões bancários e que dispensa o bilhete físico, utilizando o carregamento pré-pago, tal como nos bilhetes físicos atuais.