Bem antes do CEO da Tesla Elon Musk ter apresentado a sua versão de um robotáxi num evento organizado dentro dos estúdios da MGM em Los Angeles, num ambiente fechado, já a Baidu tinha lançado em maio deste ano, no Apollo Day da empresa, a sua sexta geração de robotáxis, que já está pronta a ser utilizada nas ruas de Wuhan.
O que mais chama a atenção no anúncio é o baixo custo do novo RT6. De acordo com a Baidu, custa apenas 204 600 yuan (28 500 Euros). Este valor é inferior ao de carros lançados recentemente, como o Xiaomi SU7 e o IM L6, e é 50% inferior ao custo da geração anterior de robotáxis – RT6 significa robotáxis de sexta geração.
Este é um excelente preço, para um carro de condução autónoma de nível 4. Vem equipado com 5 unidades Lidar e tem um total de 40 sensores à volta do carro. A distância máxima de deteção é de 440 metros. A potência de computação é de 1200 TOPS, o que é mais do dobro da potência de computação utilizada pela XPeng e pela Li Auto para os seus sistemas de condução assistida, mas é apenas ligeiramente superior aos 1016 TOPS do supercomputador Nio Adam.
O RT6 é produzido pela JMC (Jiangling Motors Corp). A JMC, sediada na província de Jiangxi, é mais conhecida pelos veículos comerciais e tem também uma empresa comum com a Ford que produz veículos como o Transit, o Equator e o Bronco.Ccombinando elementos de um MPV e de um SUV, o RT6 mede 4765, 1885 e 1715 mm (l/w/h) e tem uma distância entre eixos de 2830 mm. É alimentado por um motor elétrico de 110 kW proveniente da BYD. As baterias são de fosfato de ferro e lítio e estão num pack substituível que pode ser trocado em três minutos, o tamanho do pack não foi divulgado atualmente. A velocidade máxima é de 135 km/h.
O RT6 tem portas deslizantes para facilitar a entrada e saída dos passageiros e as portas são destrancadas através de uma palavra-passe no pilar B. Na frente, o RT6 tem faróis Starlight que têm funções de reconhecimento, alerta e interação. No tejadilho existe um conjunto de sensores Lidar que cobrem vários ângulos.
No interior, o carro tem quatro lugares. Apesar de alguns meios de comunicação social chineses, como a Fast Technology, mostrarem imagens do RT6 com um volante retrátil, isto ainda está longe de acontecer. A frente, no entanto, tem apenas um volante muito simples e um pequeno ecrã central. A ênfase é colocada nos dois passageiros traseiros, que têm bancos individuais com aquecimento e uma função de massagem de 10 pontos, juntamente com um encosto e um apoio de pernas ajustáveis.
Os passageiros da segunda fila têm 998 mm de espaço para a cabeça, 1485 mm de espaço para os ombros e 920 mm de espaço para as pernas e os bancos podem reclinar-se 135°. Os passageiros podem controlar as funções de conforto do automóvel por comando de voz. A segurança é auxiliada por airbags laterais e de cortina para os passageiros.
A empresa prevê a instalação de 1000 robotáxis RT6 nas ruas de Wuhan até ao final de 2024. A Apollo Go, a unidade da Baidu que gere a frota de robotáxis, está a aproximar-se rapidamente da rentabilidade, graças a uma combinação de descida de custos e aumento das encomendas, esperando atingir o ponto de equilíbrio até ao final do ano.
A empresa desenvolveu um ecossistema de robotáxis totalmente autónomo em Wuhan, o que significa que é capaz de gerir toda a operação, incluindo a ativação do veículo, a expedição, a troca de baterias, o controlo da limpeza e a recuperação, tudo sem intervenção humana.
A modelação do sistema de software para a condução do RT6 está a evoluir de um módulo de regulação e de tomada de decisões do sistema original para um novo sistema baseado em dados de IA. Supostamente, este sistema aprende com os condutores humanos experientes para criar um sistema que os supere. No RT6, a Baidu Apollo introduziu o Apollo ADFM, o primeiro modelo de base do mundo capaz de suportar a condução autónoma de nível 4.
O sistema baseia-se nos 100 milhões de quilómetros percorridos pelo Apollo em condições reais de funcionamento. Nos últimos dois anos, a frota de robotáxis Apollo registou apenas 1/14 da taxa de acidentes dos condutores humanos. Os vários sistemas do RT6 têm como objetivo aumentar este recorde de segurança.
Atualmente, a área de serviço da Apollo Go abrange 3000 quilómetros quadrados em Wuhan e tem uma população de 7,7 milhões de pessoas, cobrindo mais de metade da população da cidade.