O circuito de Adelaide deixou o calendário do Mundial de Fórmula 1 em 1995, com o Grande Prémio da Austrália a mudar-se de ‘armas e bagagens’ para Melbourne, onde ainda hoje se realiza (em Albert Park).

Mas o traçado citadino de Adelaide foi um dos que mais corridas míticas albergou. Esse mesmo traçado é palco, agora, de um dos pontos altos do ano na Austrália em termos de eventos desportivos com a realização de um Festival Motorizado de grande relevo.

Previsto para o fim de semana de 1 e 2 de dezembro, o Adelaide Motorsport Festival volta a colocar naquele circuito alguns dos mais emblemáticos carros e pilotos, com nomes já confirmados como Ivan Capelli (ex-F1), Pierluigi Martini (ex-F1), David Brabham (ex-F1 e GT), Alister McRae (ralis), Craig Lowndes (Supercars), Tim Slade (Supercars) e Matt Hall (Red Bull Air Race).

Num video de antecipação do evento, pudemos ter uma ideia dalgumas das máquinas que estarão presentes no circuito australiano, o mesmo onde Nigel Mansell viu o seu título esfumar-se pelo rebentamento de um pneu em 1986 e Michael Schumacher arrebatou o seu primeiro título em 1994, num confronto contra Damon Hill (que foi curiosamente o último vencedor do GP da Austrália de F1 com sede em Adelaide).

Assim, confirmados estão o Leyton House de 1989, pilotado por Ivan Capelli, um Ferrari LaFerrari, o novo Brabham GT e muitos outros carros. No vídeo, uma nota curiosa para o facto de o início do mesmo ter lugar noutro traçado com um papel inesquecível na Fórmula 1 – Imola, com Pierluigi Martini e Capelli a prestarem homenagem, precisamente, a Ayrton Senna, morto durante o GP de São Marino de 1994.