A Câmara Municipal do Barreiro anunciou que vai instalar até abril 59 postos de carregamento de veículos elétricos, os quais se prevê que estejam em funcionamento entre o final do mês de maio/início de junho.
“Considerando a logística destas instalações que envolvem várias entidades e que obedecem a condições especificas de acessibilidade, mobilidade e estacionamento, prosseguimos com as instalações destes postos, a bom ritmo, de forma faseada e programada, dando aquilo que consideramos como um importante primeiro passo para o incentivo à adoção da mobilidade elétrica e promoção da massificação do uso de veículos elétricos para um melhor ambiente e qualidade de vida de todos os barreirenses”, refere o vereador da autarquia do Barreiro, Rui Braga, responsável pelas áreas do planeamento, ordenamento do território e informação geográfica.
No total, o concelho planeia vir a instalar 90 postos de carregamento. Refere o município que o objetivo é ter uma cobertura suficientemente ampla, na via pública, que promova o uso de veículos elétricos, e que sirva as necessidades dos munícipes.
Dos 90 postos de carregamento para veículos elétricos no Barreiro, apenas seis, para já, se encontram a funcionar em pleno.
Estão localizados na União de Freguesias Barreiro e Lavradio (Rua Eça de Queiroz 24, Barreiro, Rua Sociedade Dem. União “Os Franceses” 1, Lavradio); União de Freguesias Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena (Rua Prof. João Prates 5, Verderena); União de Freguesias Palhais e Coina (Rua das Vieiras 18, Palhais); Freguesia de Santo António da Charneca (Rua Atenas 5-7, Sto. António da Charneca, Praceta António Gedeão 3, Santo António da Charneca).Com as questões ambientais cada vez mais presentes, o Barreiro caminha para um modelo de cidade mais sustentável, energética e ambientalmente, por via da aposta na redução da emissão de gases com efeito de estufa, sobretudo em contexto urbano.
“O incentivo à mobilidade elétrica é assumido pelo Município do Barreiro como um fator de extrema importância para a promoção de uma mobilidade mais sustentável no território, motivo pelo qual, nos últimos meses tem vindo a avançar com a criação de uma rede de infraestruturas para combustíveis alternativos e energias limpas, através da instalação de postos de carregamento para veículos elétricos, de forma faseada, em todas as freguesias do concelho”, afirma a autarquia.