Outrora símbolos do poder militar da União Soviética, muitas das bases do antigo regime situado para lá da ‘Cortina de Ferro’ estão hoje ao abandono, evidenciando apenas ecos dos tempos da Guerra Fria em que duas grandes forças se opunham no teatro global de influências e de competências armadas, a URSS e os Estados Unidos da América.

Mas são também espaços adequados para os ecos dos entusiastas dos desportos motorizados, como se pode comprovar com este vídeo, em que três ases do drift utilizam uma antiga base militar da ex-URSS na Letónia para fins bem mais pacíficos ou, pelo menos, não tão dramáticos.

Os protagonistas deste curto vídeo são Ryan Tuerck, Matt Powers e Kristaps Bluss, que se defrontam com ‘armas’ muito especiais: um BMW M3 V8 E92 de 800 CV, um BMW M3 E46 de 950 CV e um Nissan 350Z com motor V8, cuja potência se mantém em mistério.

Escusado será dizer que os veículos utilizados foram bastante mal-tratados em pisos que estão longe de perfeitos e de serem os preferencialmente utilizados em ações de drift.