Publicidade Continue a leitura a seguir

BMW ‘caça’ com M340i xDrive enquanto segue a espera pelo novo M3

Publicidade Continue a leitura a seguir

A nova geração do BMW Série 3 vai receber a sua versão mais potente (embora ainda não seja a ansiada M3) no Salão de Los Angeles: trata-se do M340i xDrive com 374 CV de potência e 500 Nm de binário para prestações mais entusiasmantes. Além disso, recebe várias melhorias técnicas para acompanhar o aumento de performances.

Com mais 48 CV do que anteriormente e mais 50 Nm de binário do que no Série 3 mais potente da anterior geração, este novo M340i xDrive consegue acelerar dos zero aos 100 km/h em apenas 4,4 segundos, dispondo de uma velocidade máxima (limitada) de 250 km/h. De acordo com os dados revelados pela companhia bávara, este novo motor de seis cilindros em linha tem um consumo médio anunciado de 7,5 l/100 km e emissões de 172 g/km de CO2.

Grande novidades, este motor de 3.0 litros TwinPower Turbo apresenta um cárter em alumínio, o mesmo material que é utilizado na cabeça dos cilindros. O sistema de turbo foi amplamente trabalhado, para responder de forma mais rápida às solicitações do condutor, incluindo controlo eletrónico da válvula ‘wastegate’, contribuindo assim para uma melhoria nas emissões poluentes. A injeção de combustível é facultada por tecnologia de alta precisão e com pressão ampliada para os 350 bar. A caixa de velocidades é uma Steptronic de oito relações de última geração desenvolvida para responder à condução dinâmica

Em conjunto com a motorização, este modelo tira partido ainda de suspensão específica M (10 mm mais rente do solo) e sistema de tração integral xDrive com afinação para comportamento desportivo (com tendência para a entrega da potência ao eixo traseiro), além de baixo centro de gravidade e baixo peso para melhor controlo dinâmico. A suspensão adaptativa M com amortecedores controlados de forma eletrónica está disponível como opcional.

A aerodinâmica foi igualmente pensada para superior eficiência, sobretudo a alta velocidade, ao passo que a direção tem assistência variável e o sistema de travagem recorre a elementos M Sport para melhor potência e resistência à fadiga: discos de 348 mm à frente e de 345 mm atrás. Conta ainda com um diferencial também com afinação desportiva M Sport.

Para complementar o visual exterior, surge com umas jantes de 18 polegadas com pneus mistos de medida 225/45 à frente e de 255/40 atrás. Opcionalmente, a marca irá apresentar jantes de 19 polegadas em dois designs, sendo que as jantes M de 19” surgem acompanhadas de pneus de alta performance.

Outras das características deste modelo são a sonoridade providenciada pelo escape M Sport e o facto de dispor de modos de condução (Driving Experience Control), com destaque para os Sport e Sport+. Dispõe, também, de um modo de partida lançada para maior eficácia nos arranques.

Esta versão chegará à Europa no final da primavera de 2019 e ficará situada logo abaixo da M3.