A aposta da BMW na mobilidade do futuro é cada vez mais vincada, com a marca de Munique a anunciar um avultado investimento de até 500 milhões de euros ao longo dos próximos dez anos na sua divisão i Ventures, que promove o desenvolvimento de novas ‘startups’ no âmbito da mobilidade.

A companhia bávara quer tornar-se num exemplo de novas soluções de mobilidade e tem um plano que passa pelo investimento em tecnologias autónomas de condução, inserindo-se essa neste plano ajuda a ‘startups’ tecnológicas.

A i Ventures irá, assim, expandir-se na Europa e na Ásia, procurando chegar a novas companhias de pequena dimensão, mas com ideias consideradas valiosas por parte da BMW e que promovam uma melhoria dos transportes e da ecologia no futuro.

A provar o empenho desta submarca no âmbito da mobilidade, a sua sede será relocalizada nos Estados Unidos, mais concretamente, no grande foco de pensamento criativo relacionado com a indústria tecnológica, Silicon Valley.

A BMW tem já vindo a retirar algum proveito dos investimentos que tem vindo a fazer neste âmbito, encontrando-se ligada, neste momento, a companhias como a RideCell, de São Francisco, e que tem vindo a desenvolver uma plataforma para a partilha de automóveis da BMW naquele país. Além da RideCell, a BMW tem também uma parceria de investimento com a Chargepoint, uma companhia que tem vindo a desenvolver o sistema público de pontos de carregamento da BMW, denominados ChargeNow.

“Estamos a lidar com um número constantemente crescente de tópicos que vão além da produção automóvel. Temos de ter a disposição de explorar novas direções e investir em condutores de inovação promissora”, referiu o responsável da BMW para a área financeira, Friedrich Eichiner.