Em conferência de imprensa realizada ontem, à margem do evento que assinalou o arranque da circulação dos primeiros autocarros elétricos na Capital, Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e Tiago Farias, presidente do Conselho de Administração da Carris, reafirmaram medidas específicas para conter a propagação da doença, confirmando que todos os veículos são limpos diariamente com produtos adequados e novos métodos. Medina esclareceu ainda que foi alterado o protocolo de circulação, que passa a prever que um autocarro que transporte passageiro com sintomas de coronavírus deverá regressar de imediato à base para ser limpo. Acrescentando que todos os trabalhadores da empresa “estão a receber ‘kits’ individuais que permitirão agir em caso de qualquer situação suspeita”.
“Com este conjunto de medidas podemos assegurar a tranquilidade daqueles que utilizam o sistema de transporte coletivo neste momento sensível”, garantiu.
Autocarros elétricos da Carris já circulam
Os novos autocarros elétricos da Carris já estão em circulação na carreira 706, entre Santa Apolónia e o Cais do Sodré. De acordo com dados da Carris, «por cada quilómetro percorrido, estes autocarros elétricos vão evitar a emissão de 1,5 kg de CO2, contribuindo para uma melhor qualidade do ar e uma mobilidade mais sustentável», sublinhando que além de não emitirem emissões de CO2 ou ruído, estes veículos significam também uma redução significativa dos custos de energia e de manutenção.