Salva vidas: O meu carro entrou em aquaplaning e agora o que faço?

O acquaplaning, ou aquaplanagem, é um das mortais armadilhas que as estradas oferecem no inverno. Saiba que o salva vidas não está debaixo do assento, como nos aviões. Neste caso o salva vidas é você que vai ao volante

O seu carro entrou em acquaplaning numa estrada alagada, ou pior e mais assustador, numa autoestrada que parece o Ganges durante as monções. O que devo fazer?

A resposta é – nada. Uma aquaplanagem dura cerca de dois ou três segundos durante os quais o seu carro vai literalmente a surfar uma onda, enquanto o condutor não tem qualquer tipo de controlo sobre a viatura. O melhor é mesmo não fazer nada – nem travar violentamente, nem dar guinadas no volante, nem acelerar a fundo.

Deve apenas esperar pelo momento em que a borracha do pneu volta a ter contacto com o asfalto e você volta a tomar as rédeas do seu automóvel.

Quando muito, se o seu carro tiver ABS pode tentar travar muito suavemente até ao momento vital em que você recupera o controlo do carro e deve então apontá-lo à trajetória que pretende tomar ou retomar.

No caso do seu carro ter entrado em derrapagem, mantenha o sangue frio, não faça movimentos bruscos de volante e aponte para o “ponto de fuga”, acelerando suavemente para reganhar tração.

O essencial é estar preparado para não ter reações instintivas e bruscas, mas antes disso pode sempre ter alguns cuidados profiláticos que reduzem o risco do seu carro entrar em aquaplanagem:

italian_traffic_signs_-_strada_sdrucciolevole-svg

  1. Verifique o estado dos pneus do seu carro: Pneus carecas ou com o piso gasto são mais sensíveis a aquaplanagem, verifique o estado dos seus pneus e se todos têm a pressão correta e indicada pelo fabricante.
  2. Ande devagar: Quanto maior a velocidade, mais difícil se torna para os pneus o escoamento da água. Quando a estrada está molhada, guie devagar e com cautela, especialmente em curva, onde a aderência é menor
  3. Antecipe a aquaplanagem: Evite atravessar charcos ou lençóis de água, antecipe as decisões de mudança de faixa ou a trajetória que pretende fazer para evitar o charco de água, nada pior do que entrar em derrapagem para evitar uma aquaplanagem. Sempre que possível circule mais junto ao meio da estrada, evitando a proximidade das bermas, onde a água tem maior tendência para se acumular.