Será já a partir do mês de novembro deste ano que o serviço de chamadas de emergência ‘eCall’ deverá ser integrado nos centros de atendimento operacional do 112.

A tecnologia de ligação ‘eCall’ promove a chamada automática do veículo para os centros de emergência em caso de acidente, proporcionando um atendimento e socorro mais rápido do que o efetuado de forma manual.

Muitos dos modelos atualmente à venda contam já com sistemas do género, que permite a ligação a serviços de emergência em caso de acidente sério. Mas nem só os veículos novos estão no foco do Governo luso, já que também os modelos em circulação poderão vir a receber um sistema automático do género, podendo vir a ser criado um incentivo para a sua integração.

Esta norma regulamentar antecipa aquela que está a ser preparada pela União Europeia (UE), que reserva para o dia 31 de março de 2018 a data de início da obrigatoriedade de implementação deste sistema nos veículos ligeiros de passageiros e comerciais novos à venda nos seus territórios.

Numa sessão de trabalho sobre o processo de implementação deste sistema, Jorge Gomes, o secretário de Estado da Administração Interna, mostrou-se convicto de que o mesmo poderá ajudar a reduzir o número de vítimas mortais e de feridos graves nas estradas, ao tornar o tempo de resposta muito mais rápido, de acordo com a Agência Lusa.

Até setembro, serão realizados todos os testes e certificações para garantir que os centros do 112 terão a capacidade para receber estas chamadas e dar início aos processos de socorro de forma lesta, acedendo à localização precisa do acidente.