A China e a Noruega poderão vir a dar um grande passo em frente no que à condução autónoma diz respeito.

Com o desenvolvimento crescente de tecnologias autónomas, diversos países começam a adaptar a sua legislação para abraçar esta tendência. Se os Estados Unidos da América (EUA) estão na dianteira nesta matéria, outros países também querem dar um passo em frente, como a China que, de acordo com o site Autonews, pretende estabelecer um padrão nacional de comunicação entre veículos e entre esses e as infraestruturas para a implementação de veículos autónomos naquele país já em 2018.

A China tem já um plano de regulamentos em estudo para toda a indústria automóvel do país, com as primeiras normas de comunicação entre autónomos previstas para entrar em vigor dentro de dois anos. Esse documento da SAE-China (Sociedade de Engenheiros Automóveis da China) tem 450 páginas e será submetida a uma evolução posterior, sendo que as definições mais concretas da comunicação entre veículos e infraestruturas serão estabelecidas numa segunda fase, entre 2020 e 2025, com o acordo de todos os construtores presentes no país.

Também a Noruega pretende dar um passo em frente na condução autónoma, prevendo a abertura aos testes com esse tipo de veículos em estradas públicas já em 2017. A Reuters noticia que o Ministério dos Transportes e Comunicações daquele país já enviou uma proposta de lei que espera ver aprovada no parlamento local na primavera.

“O objetivo da proposta é facilitar os testes de veículos autónomos nas estradas norueguesas ao abrigo de um quadro de segurança rodoviária, ao mesmo tempo que protege a integridade do uso pessoal”, lê-se em nota publicada pelo dito Ministério, sendo que só os sistemas comprovadamente seguros e mais evoluídos poderão fazê-lo para aumentar a questão da segurança.