China vai acabar com o cheiro de carro novo

M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Se é daqueles que gosta do cheiro de carro novo, aproveite agora porque, no futuro, ele poderá desaparecer. Ao contrário do consumidor ocidental, o automobilista chinês fica realmente incomodado com emissões olfatórias, e as marcas começaram a preocupar-se em reduzir estes cheiros.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Apesar de ser atrativo para o condutor, o cheiro de carro novo está relacionado à emissão de partículas químicas que podem causar sérios problemas de saúde em caso de exposição contínua. Com as grandes cidades chinesas afetadas permanentemente pela neblina que é uma mistura de nevoeiro e poluição, há uma grande preocupação com cheiros químicos.

Por esta razão, vários construtores automóveis, mesmo estrangeiros, passaram a empregar equipas especializadas em identificar cheiros incomodativos para o cliente. A Ford, por exemplo, tem 18 pessoas encarregadas desta função, que fazem 300 testes por ano, três vezes mais que na Europa. Para o cliente chinês, o cheiro do carro é uma preocupação maior que qualquer funcionalidade que seria atrativa para o automobilista europeu.