Citadino elétrico da Leapmotor custa 18.900€

25/09/2024

A Stellantis anunciou que o T03, o citadino elétrico da Leapmotor Internacional, chega à Europa com um preço de 18.900€.

 

Os primeiros automóveis da Leapmotor Internacional começam a ser vendidos na Europa. Numa primeira fase, serão disponibilizados aos consumidores europeus o citadino T03 e o SUV C10.

O T03 é o primeiro a chegar, estando disponível para encomenda nos próximos dias, e a Stellantis já anunciou que terá como preço base os 18.900%.

O grupo automóvel alerta, contudo, que o preço poderá variar consoante os mercados, o que não são boas notícias para os consumidores portugueses.

O T03 é apresentado como um citadino de segmento A, mas com espaço interior equivalente aos automóveis do segmento B.

Com 5 portas, o T03 tem uma autonomia anunciada de 265 km em ciclo combinado WLTP e junta-se ao Fiat 500 no portfólio da Stellantis de automóveis citadinos 100% elétricos.

Portugal estará entre os primeiros mercados europeus a receber o T03, a par da Espanha, França, Itália, Alemanha, Roménia, Bélgica, Grécia e os Países Baixos.

Em outubro será a vez de entrar em comercialização na Europa o SUV da Leapmotor. Com a denominação C10, este é um automóvel com uma ambição muito maior do que o pequeno T03. O C10 situa-se como um concorrente do Tesla Model Y.

Com um preço na Europa de 36,400 euros, o C10 é o primeiro modelo da Leapmotor concebido para o mercado mundial e baseia-se na arquitetura Leap 3.0.

O SUV da Leapmotor tem uma bateria de 69,9 kWh e uma autonomia WLTP de até 420 quilómetros.

A Leapmotor internacional tem por objetivo colocar na Europa veículos elétricos a preços competitivos e resulta de uma joint-venture entre a Stellantis e a Leapmotor, com o grupo europeu a liderar a parceria formada em maio deste ano (51-49), já depois de a Stellantis ter adquirido uma posição acionista de 20% na empresa chinesa.

A joint-venture pretende lançar pelo menos um modelo por ano entre 2025 e 2027 tem por objetivo expandir-se para outros mercados depois de entrar na Europa.

O T03 vai ser produzido na fábrica de Tychy, Polónia, da Stellantis, havendo também a possibilidade de o C10 ser montado também em território europeu, de acordo com indicação deixada por Carlos Tavares aos jornalistas.