A tecnologia começa a tornar cada vez mais fácil a participação de sinistros automóveis às seguradoras. Um desses exemplos está na utilização de códigos QR Code nas cartas verdes que permitirá simplificar o preenchimento das participações para as seguradoras através da aplicação móvel e-SEGURNET, lançada em dezembro pela Associação Portuguesa de Seguradores (APS).

Esta tecnologia de QR Code está a ser introduzida das cartas verdes da Liberty Seguros, surgindo um desses códigos na parte lateral esquerda dos documentos desta companhia, podendo os segurados a partir desses aceder à informação relacionada com o seu veículo e respetivo seguro automóvel: dados da apólice, dados do veículo, dados do tomador e dados do condutor habitual.

exemplo-qr-code-carta-verdeAo tirar partido das potencialidades da app e-SEGURNET, o QR Code permite que a informação disponível na carta verde possa facilmente ser transferida para a aplicação, bastando para isso apontar a câmara do smartphone para a área da carta verde onde está situado o QR Code.

O recurso ao QR Code torna o processo mais rápido e simples e também contribui para a minimização de erros no preenchimento das participações de sinistros automóveis.